VOLTAR

Respeito à medicina tradicional indígena

Funai-Brasília-DF
07 de Nov de 2005

Começa hoje (7) uma reunião sobre o "Fortalecimento da Saúde Guarani Mbyá. - Nhemboaty Nhamombaraeté Nhanerexãi Porá Vê Awã", na aldeia Rio Silveira, da cidade de São Sebastião (SP). O objetivo do encontro, que termina na quinta-feira (10), é fortalecer as formas de cuidado com a saúde, as práticas e os conhecimentos do sistema de medicina tradicional nas aldeias Guarani Mbyá.

O encontro contará com a participação de 83 indígenas e cinco não-indígenas, entre representantes de lideranças das aldeias dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, incluindo tradutores e equipe de apoio logístico. Essa é uma proposta das lideranças Guarani para enfrentar as dificuldades e promover uma reflexão sobre a atual situação da saúde e da medicina tradicional nas comunidades. E, ainda, para decidir de maneira mais consciente como direcionar e definir ações que possam transformar de forma positiva a realidade local.

Um ponto importante da reunião será a participação dos "xeramoi" (idosos), que detêm o conhecimento sobre a medicina tradicional, buscando envolver as lideranças mais jovens interessadas em elaborar e levar adiante as propostas de ações ou projetos que devem surgir.

As instituições responsáveis pela realização desse encontro são a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com aplicação do recurso Vigisus II (Banco Mundial), o Núcleo de Assuntos Indígenas (Nai), o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepam) e o Instituto Teko Arandu.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.