VOLTAR

RESIDENCIAS DOS CINTA LARGA EM ESPIGÃO SÃO ATACADAS E INCENDIADAS POR BANDOS DE GARIMPEIROS

Maria Inês Hargreaves
Autor: Maria Inês Hargreaves
14 de Abr de 2004

Na data de ontem, 13.04.04, duas residencias Cinta Larga na cidade de Espigão D'Oeste foram incendiadas e completamente destruidas.
O Pio acaba de me ligar e confirmou que um bando de garimpeiros atacou as casas dos lideres "João Pelado"e "Carläo" destruindo-as por completo , saqueando os pertences, etc.
Não existem registros na imprensa e na delegacia de Espigão ninguem atende....
Os indios estão nas aldeias e os CL temem pela integridade de suas vidas, seu bens e de seus familiares.
Os fatos acima se confirmados caracterizam Estado de Sitio e Genocidio e mais uma vez a ausencia do estado de direito.
Solicito que o MJ determine que a PF verifique a veracidade dos fatos, e determinem os procedimentos de intervenção na ordem publica que a ausencia do estado de direito, pela negligencia e endosso do governador de RO , esta provocando na região de Espigão D'Oeste e outras.
Lideres Suruí, Zóró e Gavião tambem estão alarmados pelas ameaças que estão sofrendo e urge a intervenção qualificada de orgàos federais em apoio as ações da PF e Funai.
Segundo o Pio , ele teme pela integridade dos demais CL em Riozinho, cacoal, Juina e Aripuanã.
Favor confirmar o recebimento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.