VOLTAR

Resex no Pará conclui oficina de elaboração do plano de uso dos recursos naturais

http://www.icmbio.gov.br
21 de Mar de 2011

A Reserva Extrativista (Resex) Terra Grande-Pracuúba, no Pará, acaba de realizar a etapa final da oficina para construção participativa do Plano de Utilização dos Recursos Naturais da unidade. O evento ocorreu na sede do município de Curralinho, na Ilha do Marajó (PA).

Agora, o plano será submetido à análise e aprovação do Instituto Chico Mendes, que administra a unidade.

O plano vai regulamentar o uso dos recursos naturais da reserva por cerca de 660 famílias das 23 comunidades tradicionais que vivem na região. A legitimação das regras construídas de forma participativa nas oficinas realizadas anteriormente será de grande importância para o avanço na gestão da unidade, que se encontra na fase primária de implementação.

Os próximos passos da gestão da Resex Terra Grande-Pracuúba são os de formação do Conselho Deliberativo, que iniciará com uma ampla sensibilização dos setores envolvidos (comunitários, instituições, colaboradores e outros) e culminará com a definição do quadro de composição do conselho e capacitação dos representantes eleitos, respeitando a representação majoritária das comunidades tradicionais na entidade.

Oficina - Além da oficina, realizada em fevereiro deste ano, foi dada continuidade ao planejamento participativo para criação do Conselho Deliberativo da Resex, com o levantamento das instituições relevantes para gestão da UC e formação de um grupo técnico para coordenação das atividades inerentes à formação do Conselho.

Nessa etapa final, a discussão e elaboração do Plano de Utilização foram enriquecidas com as considerações anotadas nas reuniões comunitárias realizadas em cada uma das comunidades da Resex pelos seus respectivos representantes que participaram da primeira etapa da oficina.

Após os quatro dias de oficina, o documento do Plano de Utilização da Resex foi finalizado, com temas que abordam desde regras de uso dos recursos naturais (terrenos, caça, pesca, etc) até a destinação do lixo.

As recomendações específicas foram incluídas em cada tema, das quais grande parte trata-se de ações que visam o avanço na implementação da Resex, como cursos de capacitação para manejo de recursos naturais, regularização de embarcações, sinalização na área da reserva, entre outras.

A oficina foi encerrada com leitura coletiva do documento final e declarações dos representantes comunitários sobre o evento, nas quais demonstraram a satisfação e expectativas com o Plano de Utilização e com a nova fase de gestão da Resex.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/resex-no-para-conclui-oficina-de-elab…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.