VOLTAR

RESEX Mapuá recebe curso de Associativismo e Cooperativismo

Marajó Online - http://www.marajoonline.com.br/
Autor: Giovanni salera Junior
07 de Mai de 2012

Os moradores da Reserva Extrativista (RESEX) Mapuá, localizada no município de Breves, na Ilha de Marajó (PA), participaram de um Curso de Associativismo e Cooperativismo como parte do Projeto FRUTIPARÁ.

O curso foi realizado na Casa Familiar Rural (CFR), na Comunidade Bom Jesus, entre os dias 27 e 30 de abril, e contou com a participação de 43 moradores, entre estudantes, professores, agentes de saúde e lideranças comunitárias.

As atividades aconteceram através de aulas dialogadas, trabalhos de grupos, leituras coletivas e debates entre os participantes com as intervenções necessárias. Em todos os assuntos ministrados foi enfatizada a organização local, discutindo e dialogando sobre os seguintes temas:
(1) O que é uma cooperativa e uma Associação,
(2) Quais as principais diferenças entre Associação e Cooperativa,
(3) Quadro social da cooperativa,
(4) Deveres e direitos dos associados,
(5) Princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária; autonomia e independência; educação, formação e informação; Interação e cooperação, entre outros temas. Além disso, foram repassadas orientações sobre todas as etapas necessárias para constituição de uma Cooperativa.

Essa é a 2ª etapa de formação do Projeto FRUTIPARÁ, que é coordenado pelo Dr. Milton Mota e Profª Carmem Célia da Incubadora Tecnológica de empreendimentos Solidários da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/ ITES) e tem por objetivo formar empreendimentos solidários de base familiar para fortalecer a cadeia produtiva de frutas tropicais.

A 1ª etapa do Projeto FRUTIPARÁ aconteceu nos dias 13 e 14 de abril, por meio de parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Associação dos Moradores da RESEX Mapuá (AMOREMA), Associação Agrícola Boa Esperança (AABE), Associação da Casa Familiar Rural e Prefeitura Municipal de Breves.

A facilitadora desse Curso foi a Pedagoga Edel Nazaré de Moraes Tenório, que é Especialista em Educação do Campo e tem ampla experiência em formação na região do Marajó.

De acordo com a Professora Edel Moraes, "no final do mês de maio acontecerá o próximo passo, que será a realização dos módulos de Mercado e Comércio, o que dará base para a elaboração do Plano de Negócios."
"Esse trabalho tem sido um grande sucesso, pois a participação tem sido muito boa, o que nos deixa muito felizes, pois acreditamos que estamos construindo um futuro melhor para os moradores da RESEX Mapuá", destaca a professora Edel Moraes.

http://www.marajoonline.com.br/2012/05/resex-mapua-recebe-curso-de.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.