VOLTAR

Resex desenvolve projeto de Educação Ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: ICMBio
07 de Jan de 2019

Resex desenvolve projeto de Educação Ambiental
07 de Janeiro de 2019, 16h14

Projeto beneficiou 357 comunitários da Reserva Extrativista Riozinho da Liberdade.

A Reserva Extrativista Riozinho da Liberdade realizou um Projeto de Educação Ambiental no ramal e nas escolas dentro da unidade, abordando os temas: resex, extrativismo, animais e lixo. O projeto beneficiou 357 comunitários (179 crianças e 178 jovens e adultos) ao longo do ano de 2018.

O projeto surgiu da necessidade e importância de trabalhar educação ambiental dentro da Resex Riozinho da Liberdade, localizara em Rio Branco no Acre, conta a chefe da unidade, Sabina Dessartre Mendonça. Segundo ela, para que fosse executado, houve todo um planejamento: principais temas que seriam trabalhados, logística de alimentação, materiais necessários para as atividades, combustível para chegar até as comunidades, formar parcerias com outras instituições e identificar as estações do ano mais adequadas, ou seja, observando em quais comunidades o acesso seria melhor, no período mais seco ou no período chuvoso.

Para início das atividades, foram realizadas duas oficinas de planejamento, com a participação dos comunitários. "Vale ressaltar que essas oficinas tiveram como objetivo valorizar as prioridades dos comunitários, os pontos de maior interesse da comunidade", explica.

"O trabalho foi participativo, envolvendo a comunidade como um todo. O Projeto atingiu especialmente a próxima geração de moradores - as crianças de hoje. Acreditamos que gestão de uma Unidade de Conservação se faz através do diálogo, da parceria e da troca de saberes", ressalta Sabina Dessartre Mendonça.

Samira Souza da Silva, bióloga, especialista em Educação Ambiental e estagiária da Resex Riozinho da Liberdade-ICMBio, também ressaltou os resultados da experiência. "Esse trabalho me realizou muito, foi um grande aprendizado, e a cada dia sinto que posso fazer mais, dar minhas contribuições ", afirmou Samira, que trabalho como voluntária no projeto.

O projeto contou com a participação de parceiros: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Federal do Acre- Campus Floresta, comunitários da Resex. Para início das atividades, foram realizadas duas oficinas de planejamento, com a participação dos comunitários.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10164-resex-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.