VOLTAR

Resex da Terra do Meio realizam a I Oficina Cabocla

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
09 de Set de 2013

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou entre os dias 21 e 31 de agosto a I Oficina Cabocla com os moradores das reservas extrativistas (Resex) da Terra do Meio (Resex Rio Xingu, Rio Iriri e Riozinho do Anfrísio).

O evento foi realizado na comunidade Gabiroto, na Resex Rio Xingu, e contou com o apoio da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), do Instituto Socioambiental (ISA) e recursos financeiros do Projeto Terra do Meio.

A oficina foi planejada com o objetivo de promover a capacitação dos moradores através da produção artesanal de móveis de madeira que expressam a história e a cultura das comunidades ribeirinhas. O trabalho envolveu o aproveitamento de madeira morta existente nas áreas de roças e na própria floresta, sendo uma alternativa geradora de renda para as famílias e possibilitando a criação de um ambiente de desenvolvimento comunitário.

Foram produzidos diversos móveis artesanais, como banco sapo, banco arraia, banco tracajá, banco boto, banco canoa, rústico, tracajá e jacaré, além de tábuas decorativas e cabides. O encontro proporcionou um espaço para o diálogo, desenvolvimento de criatividade e troca de experiências entre os moradores das reservas extrativistas, demostrando que é possível conciliar a produção florestal, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida comunitária.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4274-rese…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.