VOLTAR

Reservatórios de usinas estão abaixo do nível seguro

O Globo, Economia, p. 27
27 de Abr de 2014

Reservatórios de usinas estão abaixo do nível seguro
Volume de água armazenada nas usinas do sudeste é menor do que o necessário para atender o consumo

Ramona Ordonez
ramona@oglobo.com.br

O nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste - que representam 70% da geração total do país - chegará a maio bem abaixo do nível mínimo previsto pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na última sexta-feira, o volume de água armazenado nessas regiões estava em 38%. Em fevereiro, o presidente do ONS, Hermes Chipp, tinha dito que o nível deveria atingir 43%% no final de abril, quando termina o período de chuvas, para o sistema atender o consumo no período seco que vai de maio até novembro próximo.
Em maio, o nível dos reservatórios deverá permanecer praticamente na mesma média de abril, segundo dados do Programa Mensal de Operação (PMO) divulgado sexta pelo ONS. Segundo o PMO, em maio o nível dos reservatórios da Região Sudeste deverá crescer apenas 1,6 ponto percentual, passando para 38,5%, contra 36,9% médios em abril. Na região Sul, o ONS prevê uma piora nos reservatórios das usinas, com uma queda 1,5 ponto percentual, passando da média de 46,2% em abril para 44,6%. No Nordeste se prevê um aumento de 1,6 ponto percentual, passando de 41,7% em abril para 43,2% em maio. A situação mais tranquila continua sendo na Região Norete onde o índice de chuvas tem sido bem elevado nos últimos meses.

Geração térmica já representa 22% do total
Para técnico, é hora de se adotar medidas para reduzir o consumo

Com os reservatórios abaixo dos níveis mínimos previstos pelo ONS para enfrentar o período seco que começa em maio e vai até novembro, as usinas térmicas (mais caras e mais poluentes) continuam gerando a todo vapor. Segundo dados do ONS, na última sexta-feira foram gerados 14.307 MW médios térmicos, ou seja, 22,19% da geração total, de 64.481 MW
Esse volume mostra que as térmicas já estão operando praticamente em sua capacidade máxima, que é da ordem de 15 mil MW médios.
Executivos do setor e especialistas vêm alertando nos últimos meses sobre o risco de o país ter que adotar um novo racionamento como o de 2001. Mas o governo vem adiando tomar tal decisão, que teria sérios impactos na economia do país, e em um ano de eleições.
Os especialistas têm afirmado também que o governo deveria adotar, pelo menos, uma campanha de racionalização do uso da energia.
Outra sugestão é que o governo negocie com as indústrias e com os grandes consumidores de energia a redução de seu consumo, oferecendo algum tipo de incentivo, o que permitira aliviar a carga do sistema elétrico.
- Tem muitas medidas que poderiam já estar sendo adotadas para a redução do consumo, mas o governo reluta em sua implementação por medo do seu efeito em pleno ano eleitoral - disse um executivo do setor.
O ONS, por sua vez, já vem adotando algumas estratégias para preservar as águas dos reservatórios. Uma delas é o desligamento de parte das turbinas de algumas usinas durante a noite, quando cai o nível de consumo.
O Programa Mensal de Operação (PMO) do ONS prevê que o nível dos reservatórios deverá se manter quase igual ao ocorrido em abril. Segundo o PMO, "deverá ocorrer chuva fraca à moderada nas bacias dos rios Uruguai, Jacuí e Iguaçu. Nas bacias dos rios Tocantins e São Francisco ocorrerão pancadas de chuva." ( Ramona Ordonez)

O Globo, 27/04/2014, Economia, p. 27

http://oglobo.globo.com/economia/ons-preve-nivel-dos-reservatorios-das-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.