VOLTAR

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Igapó-Açu protegerá 10 mil ovos de quelônio

Wikiparques - http://www.wikiparques.org/
Autor: Por Rafael Ferreira
20 de Ago de 2019

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Igapó-Açu protegerá 10 mil ovos de quelônio

No fim de semana, uma ação que envolveu técnicos ambientais e moradores das comunidades do entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Igapó-Açu (AM) coletou aproximadamente 3 mil ovos de tracajá (Podcnemis unifilis). Ela também é parte do trabalho de monitoramento da unidade de conservação e objetiva a proteção de 10 mil ovos depositados nas praias da reserva neste ano.

Realizados há 10 anos, o monitoramento e soltura de quelônios na unidade deve seguir até o fim deste mês de agosto. É feito um levantamento que aponta o local, data, quantidade de ovos e espécie encontrada. As equipes realizam a biometria dos ovos, checando o comprimento, largura e peso. Após a coleta, os monitores cuidam dos ovos até a eclosão. E, quando os filhotes atingem tamanho que permita a sobrevivência na natureza, são soltos nas praias.

O trabalho de monitoramento é realizado 10 anos na unidade. Ele é coordenado pelo Projeto Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio do Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto NET Claro Embratel e da Prefeitura de Careiro Castanho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

https://www.wikiparques.org/reserva-de-desenvolvimento-sustentavel-igap…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.