VOLTAR

Reserva Chico Mendes, no AC, é a área protegida que mais sofre ameaça e pressão de desmatamento

G1 - https://g1.globo.com/
Autor: Por G1 AC - Rio Branco
11 de nov de 2019

Reserva Chico Mendes, no AC, é a área protegida que mais sofre ameaça e pressão de desmatamento

Resex também fica na 2ª posição na lista das mais pressionadas de desmatamento. Dados foram divulgados pelo Imazon.

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, divulgados nesta sexta-feira (8), mostram que a Reserva Extrativista Chico Mendes lidera o ranking das áreas protegidas mais ameaçadas e ainda aparece na segunda posição na lista das mais pressionadas de desmatamento.

De agosto de 2018 a julho deste ano, o SAD detectou um total de 5.054 km² de desmatamento na Amazônia Legal.

O estudo revela que, no comparativo com o ano passado, as mesmas APs continuam no ranking das que mais sofrem ameaça e pressão.

Ainda segundo o Imazon, este é o segundo ano consecutivo que a área protegida do Acre lidera o ranking de área mais ameaçada. O estudo considera ameaça, uma medida do risco iminente de ocorrer desmatamento no interior de uma AP, mas que ações podem evitar.

Já a lista das áreas de proteção mais pressionadas é encabeçada pela Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, no Pará e, em segundo lugar, está a Resex Chico Mendes. A pressão é quando o desmatamento ocorre no interior da AP, interferindo os serviços ambientais e até mesmo à redução ou redefinição de limites da área.

Queimadas
Em agosto deste ano, um relatório divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente do Acre mostrou que a Reserva Chico Mendes liderava número de queimadas dentro de áreas protegidas no Acre. As queimadas foram registradas nas áreas naturais protegidas do Acre - que totalizam 256 incêndios em 20 unidades monitoradas pela sala de situação montado pelo estado.

As queimadas no mês de agosto concentravam 85% do total registrado durante este ano - 2.533 focos. A análise indica maior ocorrência de queimadas nas áreas particulares, discriminadas e projetos de assentamento, sendo que as propriedades particulares lideram o ranking.

https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2019/11/11/reserva-chico-mendes-no…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.