VOLTAR

Reserva Biológica Marinha do Arvoredo promove saída de mar

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
02 de Mai de 2012

Na semana passada, a Reserva Biológica (Rebio) Marinha do Arvoredo, o Projeto Escola do Mar, da Secretaria de Educação de Florianópolis, e equipe da Aprender Entidade Ecológica realizaram uma saída de mar com alunos e professores das séries iniciais da rede fundamental de ensino público para fazer atividade de educação ambiental. Outras iniciativas têm sido promovidas pelas três instituições, coordenadas pelo GT de Educação Ambiental do Conselho Consultivo da unidade de conservação (UC).

Logo após o embarque da equipe de educadores na Praia do Forte, a embarcação seguiu rumo ao trapiche do Sambaqui para receber os participantes. Durante a saída foram abordados conteúdos relacionados à biodiversidade costeira e marinha da região da Ilha de Florianópolis, sua exuberância e fragilidade, com destaque para os mamíferos marinhos que habitam o litoral catarinense, como a baleia franca e os golfinhos, além de diferentes espécies de peixes e crustáceos e de aves marinhas como a fragata e as gaivotas. O alerta ficou por conta do perigo do lixo jogado no mar para a vida no oceano.

O Projeto Escola do Mar tem como principais objetivos criar vivências, estabelecer relações e preservar o ambiente costeiro e marinho da região da Ilha de Florianópolis. A Escola do Mar, localizada no norte da Ilha de Santa Catarina, próxima a região com forte apelo histórico, cultural e ambiental, realiza atividades que contribuem para a sensibilização dos cidadãos sobre os problemas ambientais do município e da região. O projeto organiza, além de atividades de educação ambiental para os ensinos infantil, fundamental e médio, eventos de cunho educativo e pedagógico com ênfase em educação marinha e costeira. Entre as atividades em destaque estão valorização da cultura e história local, articulação interdisciplinar a partir de diferentes espaços educativos e formação continuada dos profissionais educadores.

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e a Aprender Entidade Ecológica apoiam o Projeto Escola do Mar no desenvolvimento das principais diretrizes de educação ambiental previstas em seu plano de manejo. Entre essas estão a importância da biodiversidade protegida pela reserva biológica e a publicidade do acervo de informações científicas relacionadas à biodiversidade do arquipélago, de forma a fomentar um espaço referência em educação marinha e costeira na região, e apoiar o planejamento de ações gerenciais da unidade relacionadas à sua área de atuação e estratégias de gestão.

A equipe de gestores da reserva biológica entende que entre os objetivos de uma UC estão a preservação da natureza e a gestão desses territórios, assegurando o diálogo e estabelecendo responsabilidades entre os diferentes integrantes da sociedade e instituições envolvidas com a questão ambiental e cultural do país.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2844-rese…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.