VOLTAR

Requiao vai a justica pedir que se envestigue ministro Rodrigues

OESP, Geral, p.A11
17 de Dez de 2003

Requião vai à Justiça pedir que se investigue ministro Rodrigues E quer também a lista dos produtores de seu Estado que assinaram o Termo de Compromisso
EVANDRO FADEL
O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), apresentou ontem representação contra o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, ao procurador-geral da República, Cláudio Lemos Fonteles, em Curitiba. Ele pede que seja investigada a atitude do ministro em relação aos pedidos feitos pelo Paraná para ser declarado área livre de transgênicos e para que o ministério forneça a lista de produtores paranaenses que assinaram o Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta para plantar soja transgênica. A lista também foi pedida em mandado de segurança ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Perto de 15% da soja paranaense é transgênica e os produtores relutaram em assinar o Termo de Compromisso temendo represálias do governo do Estado.
"Estamos em guerra contra os transgênicos porque o Paraná não abre mão dos seus princípios e interesses", disse Requião. A lei que proibia transgênicos no Estado foi considerada inconstitucional.
No Sul - Já os produtores gaúchos festejaram a sanção da MP 131, que o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), Ezídio Pinheiro, definiu como "a liberdade de plantar". "Nós sempre dissemos que não há prejuízo ambiental e não temos o que temer", destacou Pinheiro. (Colaborou Elder Ogliari)

OESP, 17/12/2003, p. A11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.