VOLTAR

Requiao reforca barreira contra transgenicos

GM, Rede Gazeta do Brasil, p.B16
21 de Out de 2004

Requião reforça barreira contra transgênicos
Em entrevista ao Canal Rural, da RBS, e ao programa Globo Rural, na última terça-feira, o governador do Paraná, Roberto Requião, voltou a afirmar que o Porto de Paranaguá não vai exportar soja transgênica e que a fiscalização da Secretaria da Agricultura está sendo reforçada neste ano. "Em 2003 fiscalizamos 5 mil propriedades rurais e não encontramos sementes geneticamente modificadas. Neste ano, a previsão é que 10 mil áreas serão visitadas. A fiscalização será muito mais dura este ano."
Requião informou que o Paraná tem 380 mil propriedades rurais e, segundo o Ministério da Agricultura, 574 agricultores assinaram o Termo de Responsabilidade e Ajustamento de Conduta para plantar soja transgênica. No entanto, o Ministério se nega a identificar esse produtores alegando "segredo comercial", o que força o governo a reforçar a fiscalização. "O número de propriedades que supostamente plantam soja transgênica é 0,1%. Além disso, quem não assinou o Termo não pode plantar, sob pena de ter a safra apreendida", disse.
Para o governador, a Medida Provisória que permite que a soja transgênica colhida na safra 2004/2005 seja comercializada até o dia 31 de janeiro de 2006 não oferece segurança nenhuma aos agricultores. "O Lula pensa como eu. Ele assinou a MP apenas para acudir agricultores gaúchos que plantaram sementes transgênicas contrabandeadas da Argentina. Mas é preciso estabelecer um protocolo de segurança, temos que agir conforme o princípio da precaução", salientou.
Sobre o transporte de sementes geneticamente modificadas pelo Estado, o governador esclareceu que "não está e nunca esteve proibido o transporte da soja transgênica, desde que ela esteja lacrada, segregada, identificada e o destino não seja o Paraná". Já a possibilidade de exportar o grão com transgenia pelo Porto de Paranaguá está descartada porque não há como segregar os grãos no Porto. "Mas isso não tem afetado a movimentação portuária. Em 2002, foram exportadas 28,5 milhões de toneladas de grãos e no ano passado foram 33,5 milhões de toneladas escoadas pelo Porto. E a previsão para esse ano é de um novo recorde", garantiu.

GM, 21/10/2004, p. B16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.