VOLTAR

Reprodução e parto são debatidos no Encontro de Parteiras Indígenas no Jordão

Agência Acre- http://www.agencia.ac.gov.br
Autor: Nayanne Santana
16 de Ago de 2016

No segundo dia de atividades do Encontro de Parteiras Indígenas do Jordão, realizado nesta terça-feira, 16, a pauta das atividades foram o processo de reprodução sexual e técnicas de procedimento de parto.

A gerente da Divisão da Mulher, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Emanuelly Nóbrega, explica que nessa etapa da capacitação as parteiras podem conhecer mais sobre o corpo da mulher e a melhor prática para se estabelecer na hora do parto. "Trabalhando as boas práticas do parto preconizadas pela Rede Cegonha", afirmou Emanuelly Nóbrega.

Durante as atividades realizadas pela manhã, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), as parteiras participaram de uma atividade lúdica na qual utilizaram massas de modelar para construir um aparelho reprodutor feminino, a partir de suas perspectivas.

Foi o que fez com primazia a parteira Marilene Medeiros Kaxinawá ao reproduzir por meio das massas de modelar o sistema reprodutor feminino.

Para facilitar a comunicação com as participantes, o agente de saúde indígena Francisco Alexandre Kaxinawá, auxilia a equipe da Sesacre fazendo a tradução simultânea do português para a língua da etnia Huni Kuin.

À tarde a atividade ficou por conta de uma encenação de parto. As 27 participantes do encontro foram divididas em grupos, no qual cada um fez uma apresentação de como seria um parto realizado numa aldeia.

Hélio Pinto, coordenador do Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora, ressaltou que atividade permitiu observar a maneira que atuam essas profissionais em suas aldeias.

"Percebemos que elas levam em consideração técnicas de segurança como o uso de máscaras, ainda que elas precisem improvisar com panos e os cuidados na retirada da placenta e limpeza do bebê pós-parto", comentou o coordenador.

O Encontro de Parteiras do Jordão segue até a sexta-feira, 19. O evento é realizado pelo governo do Estado, por meio da Sesacre, e pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Juruá (Dsai), com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

http://www.agencia.ac.gov.br/reproducao-e-parto-sao-debatidos-no-encont…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.