VOLTAR

Representantes da Agência americana de desenvolvimento visitam projeto de reflorestamento na Terra Indígena dos Suruí

Kanindé - http://www.kaninde.org.br
07 de Nov de 2011

Nos dias 22 e 23 de Outubro os Paiter Surui receberam a visita de representantes da USAID (States Agency for International Development), embaixada dos Estados Unidos de Brasília na Terra Indígena Sete de Setembro. O grupo chegou no fim da tarde ao espaço de Feira Cultural Kaban, aonde as comunidades das Aldeias Lobó, Tikã, Lapetanha, Joaquim e Amaral estavam esperando. Magali e Maximiliano da USAID, foram presenteados pelo líder maior do Povo Indígena Paiter, Almir Naraymoga Suruí. "Agora vocês estão batizados de Suruí", diz Almir ao entregar o colar aos visitantes.

Para mostrar o que fazem no dia-a-dia, as lideranças Paiter cantaram uma música Paiter especialmente para o pessoal da USAID. Magali e Maximiliano também foram convidados para dançar junto com os Surui. Depois disso, o pessoal foi pra Aldeia Lapetanha onde ficaram hospedados.

No dia seguinte, acompanhado de Almir Surui e Ivaneide Bandeira, os representantes da USAID tiveram oportunidade de conhecer vários locais de reflorestamento PAMINE (Renascer da Floresta). A USAID é uma das entidades apoiadoras e parceira da Associação Metareilá no projeto Garah Itxa (Juntos com a Floresta). O grupo foi orientado por Almir no decorrer da visita ao reflorestamento. O líder falou detalhadamente os nomes de todas as espécies que foram plantadas pelos Paiter.

Outros espaços de reflorestamento também foram visitados pelos representantes da USAID o reflorestamento do clã Gabgir do Instituto Yabner e também o reflorestamento do clã Kabaney da Associação Kabaney. Foi visitado também o viveiro de mudas do Projeto PAMINE e também a Maloca tradicional onde o Povo Suruí (Gamebey) pretende criar uma universidade dentro da terra Indígena tanto para comunidades Suruí quanto para populações nao-indígenas.

http://www.noticianahora.com.br/RO/noticia/representantes-da-agencia-am…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.