VOLTAR

REPAMS promove encontro entre proprietários rurais e lança livro fotográfico das RPPNs do MS

REPAMS - http://www.repams.org.br
07 de Nov de 2012

A Associação de Proprietários de RPPN do Mato Grosso do Sul (REPAMS) com apoio do Projeto BRPPN - Gerando Serviços Ambientais, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, promovem o 3o Encontro de proprietários de RPPNs de MS & o lançamento do livro: "Diamantes Verdes" em Campo Grande, nos próximos dias 10, 11 e 12 de Novembro. Os dois eventos reunirão proprietários rurais e proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), além de representantes de organizações governamentais e não governamentais e demais públicos que trabalham incentivando a criação e implementação de RPPNs.

O ato voluntário de se criar e gerir uma (RPPN) é uma estratégia importante para garantir o acesso das gerações atuais e futuras aos recursos naturais. As reservas naturais são fundamentais para o êxito na proteção de ecossistemas. Hoje, o Brasil possui mais de 1.081 RPPNs estabelecidas que asseguram a conservação de mais 700 mil hectares. Deste total, o MS abriga 45 reservas particulares que são responsáveis pela proteção de 140 mil hectares de cerrado, pantanal e alguns remanescentes de mata atlântica.

Além das atividades produtivas existentes na propriedade, como é o caso da pecuária e agricultura, os proprietários rurais que possuem reservas naturais, podem realizar atividades paralelas, tais como o ecoturismo, projetos de educação ambiental e pesquisa. Para Elessandra de Rezende Garcia, proprietária rural e presidente da REPAMS, os benefícios começam a atingir outras esferas econômicas: "Durante o encontro nossa meta é difundir informações sobre legislação ambiental, projetos de incentivo e apoio, estudos de caso e alternativas de sustentabilidade para as reservas naturais, além de apresentar exemplos práticos que possam ajudar a viabilizar a importante aliança entre produção e conservação da biodiversidade na propriedade, rural como um todo", afirma.

Além da programação que inclui apresentações e debates, no dia 11 (domingo), haverá um dia de campo na Fazenda Araçatuba que abriga a RPPN Gavião de Penacho, localizada na Bacia do Alto Paraguai (BAP) em Corguinho, MS. Cyntia Cavalcante Santos, bióloga da REPAMS e técnica que acompanhou todo processo da criação e gestão da reserva, explica que desde 2006 a família Rezende, proprietários da fazenda e da RPPN têm se dedicado a proteger a margem do penhasco onde existe uma vegetação nativa e peculiar, e que abriga várias espécies da flora e fauna local: "Desde 2006, ano em que a reserva foi criada, a família Rezende não parou de se envolver em editais de apoio para melhorias na área da propriedade e incremento da RPPN, sendo que a propriedade foi contemplada com ações de recuperação de áreas degradadas e, a partir desta meta, e com contrapartidas significativas dos proprietários, foi construído um viveiro de mudas nativas. O 3o Encontro será uma ocasião importante para que o público presente possa conhecer de perto como funciona o trabalho", acrescenta a bióloga.

Livro Diamantes Verdes - No dia 12 de novembro (segunda-feira) haverá um coquetel de lançamento do livro "Diamantes Verdes", uma obra resultante do Projeto BRPPN - Gerando Serviços Ambientais, uma iniciativa patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, em Mato Grosso do Sul. Tal publicação trará informações básicas sobre as RPPNs do MS, que são associadas a REPAMS, contando ainda a história das RPPNs no Brasil, a trajetória da REPAMS e o patrocínio da do Programa Petrobras Ambiental que viabilizou o Projeto BRPPN, bem como os resultados obtidos pelo projeto.

Segundo Mariza Silva, coordenadora do projeto BRPPN - Gerando Serviços Ambientais, o objetivo da publicação é documentar uma iniciativa pioneira de conservação no estado, no que tange a uma associação ativa de proprietários rurais conservacionistas, e no que diz respeito a um projeto que dimensiona estoques de carbono e estuda a valoração de serviços ambientais em reservas privadas: "Essa publicação é uma iniciativa inovadora, a primeira do estado de MS, que congrega informações sobre reservas particulares, seu potencial de conservação e produção de maneira harmônica", acrescenta a coordenadora.

Essas duas ações em conjunto visam dar continuidade ao trabalho da REPAMS, fortalecendo a categoria de unidades de conservação privadas na busca pela qualidade ambiental destas áreas, por meio de estratégias para construção de sua sustentabilidade. Para a população que não tiver oportunidade de participar do lançamento do livro, haverá a exposição "Diamantes Verdes - uma viagem preciosa pelo mundo das reservas naturais" que acontecerá de 13 a 19 de novembro no shopping Campo Grande das 10h00 as 22h00. A exposição trará fotos e informações sobre reservas, e também disponibilizará iPads para interatividade com o livro que também aportará vídeos e imagens interativas.

# # #

Serviço:
Evento 1: 3o Encontro de Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) do Mato Grosso do Sul.
Data: 10,11 e 12 de novembro de 2012.
Horário: 8h00 às 18h00.
Onde acontecerá: Buriti Suíte hotel na Rua Antonio Maria Coelho, 1117 - Centro, Campo Grande (MS).
Evento 2: Lançamento do Livro Diamantes Verdes.
Data: 12 de novembro
Horário: 19h00
Onde acontecerá: Armazém Cultural (antiga Estação Ferroviária), Avenida Calógeras, 3.110 - Centro
Evento 3: Exposição Diamantes Verdes - uma viagem preciosa pelo mundo das reservas naturais .
Onde acontecerá: shopping Campo Grande - Avenida Afonso Pena - Centro
Data: 13 a 19 de novembro
Horário: 10h00 às 22h00
# # #
Fale conosco:
REPAMS - Associação de Proprietários de RPPNs do Mato Grosso do Sul
Av. Calógeras, 3.100, Vila dos Ferroviários. CEP: 79002 004. Campo Grande-MS.
Fone: (67) 3026 1728
Site: www.repams.org.br / www.brppn.org.br
Daniela Venturato (Assessoria Comunicação - REPAMS)
Contato: (67) 8411-9806 ou pelo e-mail: jornalismo@repams.org.br
Fotos e imagens estão disponíveis no acervo fotográfico da organização.

# # #
O que é uma RPPN: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento em que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza. Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.

O que é a REPAMS: A REPAMS é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede no estado de Mato Grosso do Sul. Congrega proprietários de RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural, sendo seu principal objetivo preservar o meio ambiente em áreas particulares, contribuindo desta forma para o aumento, em área e qualidade, das unidades de conservação. A REPAMS promove a divulgação das Reservas Privadas, e de seus objetivos de conservação, e atua em parceria com o poder público e ONGs no apoio a gestão de unidades existentes e na criação de novas RPPNs. Para mais informações sobre a REPAMS, visite www.repams.org.br

O que é o projeto BRPPN: O principal objetivo do BRPPN é conhecer o papel das RPPNs na redução das emissões de CO2 identificando tipos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e integrando ações de restauração de áreas degradadas em MS. Durante dois anos (2011 e 2012) a Associação de Proprietários de RPPNs de MS (REPAMS), proponente do projeto BRPPN, aplicou metodologias para avaliar a fixação de carbono em RPPNs pilotos do Cerrado e Pantanal, especialmente nos municípios de Corguinho, Aquidauana, Miranda, Bonito e Jardim. Houve ainda o envolvimento das comunidades e escolas locais por meio de oficinas e capacitações em comunicação popular ou educomunicação e educação ambiental, além da ampla difusão de informações sobre meio ambiente por internet, radio e TV para a população de Mato Grosso do Sul.

# # #

PROGRAMAÇÃO (10, 11 e 12 DE NOVEMBRO-2012)
Dia: 10 de novembro de 2012 (sábado)

8h às 8h15min: Credenciamento e entrega de materiais.

Atenção: As atividades do dia 11 de novembro (domingo) acontecerão em forma de dia de campo na RPPN Gavião de Penacho em Corguinho (MS). Neste momento é interessante fazer a sua inscrição. As vagas são limitadas. Mais informações no Local.

8h15min às 8h45min: Boas vindas aos participantes com a presidente da REPAMS Sra. Elessandra Rezende Garcia.

8h45min às 10h: Mesa redonda: "As RPPNs Brasileiras na atualidade" com: Flávio Ojidos (Advogado e membro da CNRPPN), Laércio Machado de Sousa (proprietário de RPPN e sócio Fundador da REPAMS) e Ana Juliano (Presidente Confederação Nacional de RPPNs).

10h às 10h20: Café com prosa.

10h20min às 11h20min: Palestra: "Reservas Privadas de MS" com Leonardo Tostes (Gerente GUC IMASUL/SEMAC).

11h20min às 12h20min: Mesa Redonda: Planos de Manejo em RPPNs com José Luciano de Souza (ICMBio) e Ana Juliano (Presidente Confederação Nacional de RPPNs).

12h30min às 14h: Almoço.

14h às 15h30min: Mesa redonda: "RPPNs e Legislação" com Jose Armando Cerqueira Amado (advogado e vice-presidente Comam OAB), Dra. Sonia Wiedmann (procuradora federal do IBAMA) e Pedro Mendes Neto (Jurídico IMASUL/SEMAC).

15h30min às 16h: Café com prosa.

16h às 16h30min: Palestra: "Projeto Ilhas Verdes" com Liliane Lacerda (Bióloga -IASB).

16h30min às 17h: Palestra: "Fundação Neotrópica do Brasil: estratégias de fomento para a criação de RPPNs na região da Serra da Bodoquena, MS" com Marja Milano (Fundação Neotropica do Brasil).
17h30min às 18h30min: Mesa Redonda : "Projeto Arara Azul" com Neiva Guedes; Projeto "Tatu-canastra" com Arnaud Desbiez do (Royal Zoo. Society of Scotlamd -RZSS) e "Refúgio Ecológico Caiman e Projeto Onçafari: Um novo olhar sobre a onça-pintada pantaneira com" Helder Brandão da Estância Ecológica Caima.

18h30min: Encerramento.

Dia: 11 de novembro de 2012 (Domingo) - Dia de Campo

7h30min: Saída da Repams para a RPPN Gavião de Penacho em Corguinho (MS).
9h: Café na roça .

9h30min às 10h: Palestra: Resultados do "Projeto do Programa de Incentivo às RPPNs do Pantanal" com Cyntia Santos (Bióloga - REPAMS).

10h às 10h30min: Palestra: "A experiência da RPPN Gavião de Penacho" com Elessandra de Rezende Garcia (proprietária da RPPN Gavião de Penacho).

10h30min às 11h: Palestra: "A experiência da RPPN Buraco das Araras, projetos de apoio" com Tietta Pivatto (bióloga).

11h às 11h30min: Palestra: "A experiência da RPPN Cabeceira do Prata, projetos de apoio" com Osvaldo Jr. (Gestor RPPN Cabeceira do Prata).

11h às 12h30min: Almoço na roça.

13h: Sessão de fotos e visita ao viveiro de mudas nativas e passeio na trilha do mirante da RPPN Gavião de Penacho.

17h: Retorno para Campo Grande.

Dia: 12 de novembro de 2012 (segunda-feira)

8h às 9h: Palestra: "SIMRPPN - Sistema de criação de RPPN" com José Luciano de Souza (ICMBio).

9h às 10h: Palestra: "Pagamento por Serviços Ambientais: potencial identificado para RPPNs do Mato Grosso do Sul" com Oscar Sarcinelli do Instituto IPÊ.

10h às 10h20min: Café com prosa.

10h 20min às 11h30min: Estudos de caso 1: Boas Práticas na propriedade rural e lançamento da cartilha "Boi, sobra e água fresca" com Alexine Keuroghlian (WCS-Brasil) e "Fazendas Ecológicas " com Jurandir Melado (WCS-Brasil).

11h30min às 12h: Estudo de caso 2 - "Sustentabilidade, permacultura e ecotécnicas" com Adriana Galbiati ( Instituto Permacultura). 12h: Almoço.

14h às 14h30min: Estudo de caso 3 - "SOS Pantanal" com Lucila Egidio (Diretora Executiva SOS Pantanal).

14h30min às 15h30min: Estudo de caso 4 - "RPPNs administradas pela Fundação Ecotrópica" com Ilvanio Martins (Ecotrópica), " Instituto Homem Pantaneiro e a RPPN Eng. Eliezer Batista com Elisa Mense (Diretora do IHP) e "A Reserva Natural Serra das Almas e seu modelo integrado de conservação da Caatinga com Ewerton Torres (Associação Caatinga).

15h30min às 16h30min: Estudo de caso 5 - "Projeto BRPPN: Gerando serviços ambientais" com Mariza Silva (Coordenadora do Projeto BRPPN - Gerando Serviços Ambientais)
16h30min: Encerramento com café.

19h: Lançamento do livro Diamantes Verdes. Mais informações no local do evento.

http://www.repams.org.br/5769-repams-promove-encontro-entre-proprietari…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.