VOLTAR

Renner lança coleção a partir de algodão colhido por comunidades quilombolas e indígenas

O Globo, Economia, p. 21
30 de Jan de 2021

Renner lança coleção a partir de algodão colhido por comunidades quilombolas e indígenas

Por Rennan Setti

Chegará às lojas da Renner na próxima quarta-feira uma coleção-cápsula confeccionada a partir de algodão agroecológico plantado por 300 famílias de comunidades quilombolas e indígenas de Minas Gerais.

O lançamento é a concretização de um projeto iniciado há três anos e que envolveu a recuperação de uma cultura algodoeira local que havia sucumbido ao esgotamento do solo. Para a Renner, a coleção é um dos pilares de sua meta de ter este ano pelo menos 80% dos produtos com menor impacto ambiental e 100% do algodão certificados.

A coleção faz parte do selo Re - Moda Responsável, que agrupa peças com atributos sustentáveis desde 2017. Mas os esforços têm se fortalecido recentemente, desde que boas práticas ambientais e sociais ascenderam ao rol de prioridades de muitos fundos de investimento.

Só no ano passado, a varejista comercializou 54% das 125 milhões de peças do selo vendidas desde 2017.

Voltada ao público feminino, a nova coleção tem seis peças - como vestidos, macacões e quimonos - e foi confeccionada a partir de 6,5 toneladas de algodão colhidas pelas comunidades. A matéria-prima é agroecológica, livre de defensivos agrícolas. Para ajudar no manejo do solo, também foram plantadas culturas como milho e feijão.

- As peças são inspiradas na história da comunidade local, com bordados, por exemplo, e chegam às lojas com o mesmo preço de modelos tradicionais - conta Eduardo Ferlauto, gerente sênior de Sustentabilidade da Renner.

A coleção nasceu de uma parceria entre o projeto social Tecendo Autonomia, da própria Renner, e do Centro de Agricultura Alternativa, uma ONG local. As pecas serão vendida no e-commerce da Renner e em seis lojas físicas, entre elas as dos shoppings Barra e Village Mall.

O Globo, 30/01/2021, Economia, p. 21

https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/renner-lanca-colecao-partir…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.