VOLTAR

Relatório propõe que Serra do Itapeti vire área de preservação ambiental

G1 - http://g1.globo.com/
12 de Nov de 2013

Com cerca de 5,3 mil hectares, a Serra do Itapeti alcança as cidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema. A área tambem é ocupada por agricultores que produzem hortaliças, frutas, cogumelos e outros produtos que são consumidos no Brasil e até exportados. Todo esse espaço deve virar uma unidade de conservação. Essa é a proposta de um relatório que foi apresentado nesta terça-feira (12) em Guararema e Mogi das Cruzes.

O documento propõe que a Serra do Itapeti passe a ser uma área de preservação ambiental. A proposta é tranformar então uma área que hoje já é considerada de proteção em uma unidade de conservação. O relatório foi feito pela Fundação Florestal do Estado e levou dois meses para ficar pronto. O documento mostra em detalhes as áreas da serra que são ocupadas hoje, os pontos explorados e aqueles onde existe uma grande quantidade de espécies em extinção.

"Nós teremos vantagens do ponto de vista da conservação. Por exemplo, a compensação ambiental, a participação social da gestão compartilhada do território. Enfim, a sociedade civil de uma forma ou de outra vai poder participar por meio de um conselho", conta Fernanda Lemes, coordenadora da Fundação.

O relatório mostra que a área é ocupada por agricultores mas não diz quantos são. Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, independentemente do número, não haverá desapropriações. "A gente vai incentivar a agricultura orgânica, o uso de técnicas de sustentabilidade nas propriedades que muitos já têm desenvolvido. Em termos legais, a propriedade continua de posse do produtor", diz a Secretária Adjunta do Verde e Meio Ambiente, Lucila Manzatti.

De acordo com o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, esse levantamento do número de produtores não existe ainda, mas deve ser feito em breve, prevendo as adequações que devem ser feitas por conta da mudança.

"A gente acredita que a necessidade da atividade agropecuária tem como base os recursos naturais. Quanto mais preservar de uma forma equilibrada, maior a possibilidade da continuidade da produção de alimentos e bens de consumos", relata Renato Abdo, coordenador de agronegócios do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes.

A ideia de transformar toda a Serra do Itapeti em uma unidade de conservação partiu da Diocese de Mogi das Cruzes. O Bispo Don Pedro Luiz Stringhini foi até a Secretaria do Meio Ambiente do Estado e, após várias reuniões, conseguiu a aprovação para a elaboração de um estudo mais aprofundado, que resultou no relatório.

No dia 13 de novembro o relatório será apresentado em Suzano. Já no dia 18 de novembro, uma audiência pública deve ser realizada na Câmara de Mogi das Cruzes. Um aprovação do Governo Federal também será necessária.

http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2013/11/relatorio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.