VOLTAR

Relator da ONU critica aprovacao de transgenicos

OESP, Vida, p.A22
01 de Abr de 2005

Relator da ONU critica aprovação de transgênicos
Jamil Chade Correspondente
O relator da Nações Unidas para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, critica a decisão do governo brasileiro de aprovar uso de sementes transgênicas na produção agrícola. "Essa medida vai ajudar apenas aos grandes fazendeiros de Goiás", afirmou. A lei de biossegurança entrou em vigor na segunda-feira e libera, mediante análise, a plantação de sementes transgênicas. "Sou contra a aprovação", disse Ziegler, que em 2002 causou polêmica ao mostrar em um relatório a situação crítica que vive o Brasil em termos de desnutrição.
O relator, um dos principais defensores dos programas de combate à fome do governo Lula, acredita que ao permitir essas sementes, o País criará dificuldades para pequenos agricultores. "É verdade que os organismos geneticamente modificados podem dar mais resistência a uma semente diante de secas e pragas e entendo que o rendimento da plantação pode melhorar. Mas o ambiente sofre com o uso e o pequeno agricultor se torna dependente do uso das licenças e das autorizações que deverá conseguir das empresas que vendem essas sementes, como a Monsanto."
Para ele, a lei pode se tornar "mais um motivo de endividamento dos pequenos agricultores, que dependerão das grandes empresas para comprar sementes". Ele lembra que, em países como o Canadá, já chegaram à Justiça vários casos de agricultores que se cansaram de pagar pelas licenças, com vitória das empresas.

OESP, 01/04/2005, p. A22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.