VOLTAR

Rejeitos de barragem de mineradora deixam Pindamonhangaba sem água

OESP, Metrópole, p. A14
10 de Fev de 2016

Rejeitos de barragem de mineradora deixam Pindamonhangaba sem água

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - A população de Pindamonhangaba ficou sem água por causa do acidente na barragem de reiejtos de mineração de area no rio Paraíba do Sul, ocorrido na sexta-feira, 5. A mancha formada pela lama com areia, alumínio e ferro impede o abastecimento de aproximadamente 160 mil moradores, que estão sem água desde o meio dia desta terça-feira, 9.
Segundo a Sabesp, empresa responsável pelo saneamento básico na cidade, não há previsão para a retomada do tratamento de água na cidade. Desde o acidente, na manhã de sexta, foram coletadas amostras de água em São José dos Campos, que também interrompeu o abastecimento e deixou a população sem água por dois dias, Taubaté e Pindamonhangaba. A segunda cidade não precisou parar o abastecimento devido à localização do reservatório onde é feito o tratamento.
A barragem se rompeu após o lançamento irregular dos rejeitos da mineradora em uma lagoa entre a cava e o rio Paraíba do Sul. O acúmulo de material provocou a elevação da lagoa e levou ao rompimento da barragem.
Multada inicialmente pela prefeitura de Jacareí em R$ 11 mil, a empresa mineradora Rolando Comércio de Areia, que segundo a Cetesb é a responsável pelo acidente, deve receber nesta quarta-feira, 10, as multas da agência ambiental do Governo do Estado.
A área da barragem atingida pelo acidente foi reconstruída pela mineradora no sábado, 6. Apesar do prejuízo dos moradores do Vale do Paraíba, de acordo com a Cetesb, os metais encontrados não oferecem riscos à fauna aquática e à saúde humana.

OESP, 10/02/2016, Metrópole, p. A14

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,rejeitos-de-mineradora-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.