VOLTAR

Regularização fundiária beneficiará mil índios chiquitanos da fronteira

Midianews-Cuiabá-MT
12 de Mar de 2002

Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cuiabá estão em Brasília para tratar de assuntos referente a 3ª e última etapa do convênio Gás Ocidente (gasoduto que liga a Bolívia a Mato Grosso).

O convênio vem sendo executado desde 1999. Para dar continuidade é necessária a assinatura de um termo aditivo, o que possibilitará a implementação do Plano de Desenvolvimento da População Indígena (PDPI), voltado para regularização fundiária.

Com a implementação do PDPI, os cerca de dois mil índios Chiquitano, que moram nos municípios de Cárceres e Porto Esperidião, serão os maiores beneficiados. Os recursos a serem liberados permitirão que seja feita a regularização fundiária de suas terras, atravessadas pelo gasoduto.

Segundo ele, outros projetos serão tratados em Brasília. Como por exemplo a assinatura do Convênio entre Funai e Ministério do Meio Ambiente pormeio do PPG-7. Este é um programa para proteção das florestas tropicais, desenvolvimento sustentável e reaviventação das terras indígenas, na região noroeste de Mato Grosso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.