VOLTAR

Regularização ambiental e fundiária é tema de oficina na Amazônia

MMA - http://www.mma.gov.br/
Autor: Leticia Verdi
17 de Out de 2014

Encerrou-se nesta sexta-feira (10/10) a oficina Regularização Ambiental e Fundiária na Tríplice Fronteira entre Acre, Amazonas e Rondônia. O objetivo da oficina é apoiar a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Programas de Regularização Ambiental (PRAs) e Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADs) - todos instrumentos de regularização ambiental e fundiária.

Segundo o gerente de projetos do Departamento do Desenvolvimento Rural do MMA, Allan Milhomens, a iniciativa é inovadora do ponto de vista do CAR. "Pela primeira vez, atuaremos de forma orquestrada numa região prioritária tanto para os conflitos fundiários como para o combate ao desmatamento", disse. Ao final, espera-se um aumento do percentual de CAR validados nos nove estados da Amazônia Legal e definição e consolidação de PRAs.

MÓDULOS

A oficina foi dividida entre a apresentação dos projetos de Regularização Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o programa Terra Legal, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Em seguida, ocorreu um debate sobre as estratégias e os desafios para a implementação dos projetos.

Participaram da oficina GIZ-Cooperação Alemã, MMA, Incra, Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos três estados, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e organizações da sociedade civil. A oficina facilitará a cooperação entre esses órgãos, que poderão sistematizar e disponibilizar experiências anteriores bem sucedidas.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.