VOLTAR

Regulamentação do Código Florestal desagrada ruralistas

Valor Econômico, Política, p. A7
28 de Mai de 2013

Regulamentação do Código Florestal desagrada ruralistas

Por Tarso Veloso
De Brasília

Antes mesmo de sua publicação, o decreto do Executivo que irá regulamentar pontos do Código Florestal mobiliza a bancada ruralista. O alvo é o lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto para os próximos dias. A bancada foi avisada que serão criados dois mecanismos - um plano de recuperação, chamado Prada, e um comprovante ambiental, Cram -, nos quais os produtores terão que se cadastrar para se regularizar.
O CAR define que o produtor terá até dois anos para se inscrever pela internet e sem custos. Após esse prazo, o agricultor que não se adequar pode ser multado pelo desmatamento acima do permitido.
Para evitar "ônus e mais burocracia para os produtores rurais", a bancada ruralista avisou que vai apresentar um decreto legislativo para derrubar a iniciativa do governo; pedir para incluir a votação dos vetos presidenciais ao Código Florestal e, por fim, votar amanhã a convocação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pela Comissão de Agricultura da Câmara, para explicar as exigências do decreto.
O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), da bancada ruralista e presidente da Frente Parlamentar da Desburocratização, defendeu o equilíbrio na regulamentação do Código Florestal: "Não é possível que após anos discutindo uma legislação ambiental para o país, aprovada com ressalvas, comecemos agora com excesso de burocracia."
Segundo o parlamentar, "os órgãos ambientais não têm condições de atender a demanda, de emitir comprovantes para as mais de 5 milhões de propriedades rurais no país", disse. "Essa proposta vai paralisar o setor produtivo brasileiro."
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que o governo está passando o que quer em relação ao tema com decretos e medidas provisórias. "Vamos tentar derrubar o decreto e alguns vetos à medida provisória do Código", disse.

Valor Econômico, 28/05/2013, Política, p. A7

http://www.valor.com.br/politica/3140936/regulamentacao-do-codigo-flore…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.