VOLTAR

Regras vão evitar 'picaretagem' em ONGs, diz ministro

O Globo, O País, p. 14
29 de Mar de 2012

Regras vão evitar 'picaretagem' em ONGs, diz ministro
Até junho sai regulação das organizações da sociedade civil

Adauri Antunes Barbosa
adauri.barbosa@sp.oglobo.com.br

SÃO PAULO. O governo vai anunciar, ainda no primeiro semestre deste ano, o marco regulatório das organizações da sociedade civil, que deve tornar a prestação de contas mais simples, mas não menos transparentes, adiantou ontem o ministro Gilberto Carvalho. Segundo ele, é preciso diferenciar quem trabalha corretamente, como a Pastoral da Criança, mas regras claras se fazem necessárias porque "muita picaretagem" ocorreu com ONGs no país.
- A Pastoral da Criança faz a sopa para as crianças lá no Amazonas. A forma dela prestar conta daquela abobrinha comprada na feira, daquele chuchu, não pode ser a mesma forma que uma prefeitura, que tem todo um aparato para prestar contas. Temos que buscar uma forma mais simples, mas não menos transparente, dessa relação entre ONGs, entidades da sociedade civil e governo, porque também temos clareza que muita picaretagem acabou acontecendo porque muita gente viu que fundar uma ONG era uma forma de conseguir dinheiro de maneira fácil e sem controle - disse, na abertura do 7 Congresso do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), em São Paulo, lembrando que uma ação da Controladoria Geral da União (CGU) fez com que várias ONGs fossem impedidas de fazer novos convênios e contratos governamentais, mas isso não significa que o governo quer paralisar as entidades que fazem um bom trabalho.
Carvalho disse ainda que o governo federal vai criar um fundo de R$ 200 milhões, com aporte de estatais e empresas privadas, para a manter organizações não governamentais (ONGs). E informou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fará um aporte de R$ 100 milhões, enquanto o restante será dividido entre a Petrobras e a iniciativa privada.
No congresso, experiências de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes foram apresentadas em debate promovido pela Fundação Roberto Marinho A secretária de Educação de Sirinhaém (PE), Margarida Silva, contou a experiência de formar professores para promover reuniões com pais para alertá-los sobre a questão. Já a empresária Beatriz Johannpeter, do grupo Gerdau, falou sobre a campanha que, no ano passado, sensibilizou 74.135 caminhoneiros.
No evento em São Paulo, a TV Globo lançou a temporada 2012 do "Globo Cidadania", que vai ao ar aos sábados das 6h às 8h, com o debate "O que é Cidadania?", no qual o secretário de Educação Básica do MEC, César Calegari, anunciou que o governo está disposto a firmar um pacto para que os alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental não saiam da escola sem aprender a ler e escrever, como acontece hoje.

O Globo, 29/03/2012, O País, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.