VOLTAR

Registros de povos indígenas extintos foram destruídos no incêndio

Revista Galileu https://revistagalileu.globo.com/
03 de Set de 2018

Com o final do incêndio, deu-se início o trabalho de identificar os itens que foram destruídos pelo fogo que tomou conta do Museu Nacional na noite do último domingo (03 de setembro). Não é exagero afirmar que significativa parte de nossa história deixou de existir: de acordo com o relato da professora Gumercinda Gonda em uma postagem no Facebook, todo o acervo de línguas indígenas foi queimado.

"[Foram perdidas] as gravações desde 1958, os cantos em muitas línguas sem falantes vivos, o arquivo Curt Nimuendaju: papéis, fotos, negativos e o mapa étnico-histórico-linguístico original com a localização de todas as etnias do Brasil, o único registro que tinhamos e datado de 1945", enumerou a professora em seu texto, que teve mais de 5,6 mil compartilhamentos no Facebook.

De acordo com a pesquisadora, o Museu Nacional abrigava registros feitos desde o século 16 e acompanhavam a diversidade indígena de etnias e línguas que ocupavam os territórios que atualmente correspondem ao Brasil.

Praticamente todo o acervo que estava no prédio principal do museu foi destruído, restando apenas itens como o Meteorito do Bendegó, o maior já encontrado no Brasil. Parte da coleção de zoologia, o departamento dos animais vertebrados e invertebrados e o acervo de Botânica, que ficavam em um prédio anexo, também foram preservados.

O Palácio de São Cristovão, antiga residência da família imperial que se tornou a sede do Museu Nacional, não tinha infraestrutura para a prevenção de incêndios. Desde 2014, o museu recebia apenas parcialmente a verba anual de R$ 520 mil destinada à conservação do local.

Em comemoração aos 200 anos da instituição, em junho deste ano, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assinou uma linha de investimento de R$ 21 milhões junto aos administradores do museu para a instalação da estrutura de segurança. Não deu tempo.

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2018/09/registros-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.