VOLTAR

Região da Liberdade pode se tornar primeiro quilombo urbano de São Luís

G1 - https://g1.globo.com
Autor: G1 MA
25 de Nov de 2018

Região da Liberdade pode se tornar primeiro quilombo urbano de São Luís
25/11/2018 16h20

Por G1 MA - São Luís

Certificação da Fundação Cultural Palmares ajuda a garantir programas sociais voltados para a população negra.

Bairro da Liberdade pode se tornar primeiro quilombo urbano de São Luís

A Liberdade e a região em torno do bairro podem se tornar o primeiro quilombo urbano de São Luís. Nesta sexta-feira (23), uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de São Luís como parte do processo para receber a certificação da Fundação Cultural Palmares, entidade ligada ao Ministério da Cultura.

"Esse trabalho todo faz parte de um conjunto de documentos que estão sendo enviados para a Fundação Cultural Palmares, que é um órgão competente para fazer essa certificação de quilombo urbano", declarou o Secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Um estudo feito por dois anos pela pesquisadora da UEMA, Ana Valéria Lucena, sustenta a classificação de quilombo urbano. Segundo ela, a origem, modo de vida, organização comunitária e religião são compartilhados de forma única nesse tipo de território.

"A Liberdade, a Camboa e a Fé em Deus configuram um quilombo urbano pelo fato de serem oriundos de comunidades quilombolas e, sobretudo, a forma como eles foram se organizando naquele espaço", afirmou Ana Valéria, pesquisadora mestre em cartografia social e política da Universidade Estadual do Maranhão.

O reconhecimento de quilombo urbano dá direito ao território pleitear políticas públicas específicas junto ao Governo Federal para a população. Lideranças, grupos culturais e movimentos sociais têm esperado por essa certificação.

"Quando a gente ganha essa certificação da Fundação Cultural Palmares, nós estamos falando de um programa de estado, o programa Brasil Quilombola, que triplica todos os benéfices sociais do CadÚnico. Nós estamos falando em melhorar a qualidade de vida minimamente de 50 mil habitantes desse território que, de acordo com a Secretaria de Cidades, é de 160 mil pessoas", afirmou Maykon Lopes, presidente do Centro de Integração Sócio-Cultural Aprendiz do Futuro.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2018/11/25/regiao-da-liberdade…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.