VOLTAR

Reflexos do abandono

O Globo, Rio, p. 10
16 de Mar de 2009

Reflexos do abandono

A carcaça de um carro queimado e abandonado ajuda a poluir o complexo ecossistêmico da Área de Preservação Ambiental (APA) de Maricá. A imagem é um dos reflexos do atual estado de insegurança e abandono de um dos locais de mais rica biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro. A APA se tornou ponto de desova de carros roubados . Espalha dos pela área , os veículos estão , além de queimados, completamente depenados.

Segundo moradores do município e ambientalistas, esse não é o único problema da área de preservação, criada por decreto estadual de 1984. A APA de Maricá também sofre com extração ilegal de areia, pastagens, queimadas, desmatamentos, caça de animais silvestres, despejo de lixo e comércio irregular. Em fevereiro, a Secretaria estadual do Ambiente demoliu 30 casas (algumas com até dois andares) construídas irregularmente na área.

O Globo, 16/03/2009, Rio, p. 10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.