VOLTAR

Redes de Sementes do Xingu, a associação brasileira responsável por recuperar parte da Floresta Amazônica

Nexo Norte - https://nexonorte.com.br
11 de Nov de 2022

Redes de Sementes do Xingu, a associação brasileira responsável por recuperar parte da Floresta Amazônica.

11 de novembro de 2022

Fundada em 2007, ano da primeira entrega de sementes nativas coletadas por povos indígenas e agricultores familiares do nordeste do Mato Grosso, a Rede de Sementes do Xingu é um dos maiores legados da campanha 'Y Ikatu Xingu (Salve a Água Boa do Xingu, na língua indígena kamayurá), dirigida pelo Instituto Socioambiental (ISA).

A campanha conseguiu algo inédito até então na região: reunir diversas forças para recuperar as matas nativas de nascentes e beiradas de rios na região da bacia do rio Xingu, plantando vegetação nativa de forma econômica e eficiente, com o objetivo de restaurar a qualidade e a disponibilidade de água em toda a região.

No ano de seu lançamento, a estrutura da Rede de Sementes do Xingu era formada por cinco grupos de coletores e duas Casas de Sementes. A difusão dessa técnica de plantio eficiente e econômica gerou uma demanda concreta por sementes nativas para restauração. E assim, a Rede surgiu como um sistema de produção comunitária de sementes florestais.

Com a adesão de novos grupos e o crescimento da iniciativa nos primeiros anos, em 2014, a Rede de Sementes do Xingu foi formalizada juridicamente como associação sem fins lucrativos, com objetivo de gerar autonomia nos processos da cadeia de valor da restauração em que a Rede está inserida.

Desde que se tornou uma associação, a Rede pode comercializar sementes, registrar coletores em órgãos oficiais, inscrever-se em projetos de apoio às atividades e efetuar transações financeiras, sem depender de outras organizações.

Hoje, a Rede é formada por mais de 560 coletores, que juntos somam 25 grupos de coleta, espalhados por três Territórios Indígenas, 21 municípios, e 16 assentamentos da agricultura familiar. Dessa força de trabalho, 80% é formada por mulheres.

Ao longo dessa história, a Rede de Sementes do Xingu já coletou mais de 220 espécies diferentes de sementes, gerando uma renda de mais de R$ 5,3 milhões, repassada diretamente às comunidades de coletores. Juntos, os grupos da Rede comercializaram mais de 294 toneladas de muvuca, que foram semeadas diretamente no solo, fazendo crescer cerca de 25 milhões de árvores em 7,4 mil hectares de áreas previamente degradadas - áreas que hoje são florestas!

Cerca de 600 coletores de diversas origens, histórias, culturas e linguagens, localizados em diferentes territórios ao longo das bacias dos rios Xingu, Araguaia e Teles Pires, no estado de Mato Grosso, coletam sementes ano a ano para uma única missão, reflorestar áreas da floresta Amazônica e do Cerrado brasileiro.

A Rede de Sementes do Xingu é uma associação não-governamental sem fins lucrativos, estruturada por povos indígenas, agricultores familiares e moradores de cidades localizadas em territórios da Amazônia e do Cerrado.

A associação tem por missão cuidar do Bem Viver de todos os seres hoje, assim como das futuras gerações, garantindo o Cerrado e a Amazônia em pé, protegendo e recuperando as nascentes e cabeceiras dos rios, por meio da restauração ecológica com sementes nativas, bem como apoiar iniciativas dos grupos coletores em benefício das terras que ocupam.

Os coletores de sementes são formados por (povos indígenas, agricultores familiares e comunidades urbanas), os povos indígenas são maioria. Compõem 60% da força de trabalho da coleta de sementes. Elas e eles vivem em três territórios indígenas: Marãiwatsédé, Pimentel Barbosa e Xingu. Há coletoras e coletores de sementes nativas em mais de 20 aldeias dos povos Ikpeng, Kawaiwete, Matipu, Xavante, Waujá e Yudjá.

Mais de 80% da força de trabalho da Rede de Sementes do Xingu é formada por mulheres.

Quem também faz parte da Rede e coleta sementes para a restauração são os agricultores familiares, que vivem em 16 assentamentos e representam cerca de 32% da força de trabalho.

Os outros 8% são moradores de cidades grandes, médias e pequenas do Mato Grosso, que são sensíveis às causas ambientais, e assim como os outros, dotados de conhecimento para coletar sementes das árvores matrizes urbanas e em áreas do entorno dos municípios.

Todos esses coletores estão reunidos em 25 grupos, e cada grupo coletor da Rede de Sementes do Xingu tem um elo - uma pessoa que faz parte da comunidade e é responsável pela organização das atividades relacionadas à Rede de Sementes do Xingu junto aos coletores de seu grupo e à sua comunidade.

Em diversos pontos dessa pulsante rede, há colaboradores, parceiros e apoiadores de diversos tipos: pessoas físicas, empresas, instituições governamentais e não-governamentais. Esses times de colaboradores atuam na administração, apoio, manutenção e no crescimento das ações que fazem parte da Rede de Sementes do Xingu.

Mágson Alves
CEO do Portal Nexo Norte
Servidor Público | Fotógrafo | Videomaker
Atualmente atual como assessor na prefeitura de Augustinópolis Tocantins.

https://nexonorte.com.br/redes-de-sementes-do-xingu-a-associacao-brasil…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.