VOLTAR

Recursos próprios: Fauzi investe na educação indígena

Aquidauana News - http://www.aquidauananews.com
25 de Jul de 2010

O prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB) esteve na aldeia Terena de Córrego Seco em visita às obras de reforma do Núcleo Escolar Indígena Córrego Seco, extensão da Escola Municipal Indígena Lutuma Dias, do Limão Verde. O gerente municipal de Finanças, Paulo Goulart, acompanhou o prefeito ao Córrgeo Seco.

São R$ 10 mil em investimentos de recursos próprios para a recuperação do prédio da escola, incluindo-se ai ampliação do espaço físico, parte elétrica e hidráulica, pintura e outros.

Apesar de pequeno, o Núcleo se torna gigante em importância, na medida em que é a única fonte de conhecimento e saber do ensino tradicional para as crianças das 50 famílias indígenas do Córrego Seco. Há mais de dez sem receber nenhum tipo de investimento, o Núcleo se localiza no centro da aldeia e recebe diariamente alunos do 1 ao 4 ano, que ali recebem ensino de qualidade, alimentação, uniforme e material escolar.

"A partir do 5 ano, eles passam a freqüentar as aulas no Limão Verde. Enquanto pequenos, ficam o mais próximos possível dos pais, uma recomendação que faz parte da filosofia do MEC", informou a gerente municipal de Educação, professora Luzia Cunha.

Durante sua visita, o prefeito Fauzi pôde perceber a satisfação da comunidade, não só pela reforma do Núcleo, mas também porque 10 km de estradas vicinais e uma ponte, dentro dos limites da aldeia, estão sendo recuperados.

Investimentos na educação indígena

Desde que assumiu o Governo Municipal, o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) tem priorizado a infraestrutura das escolas da Rede Municipal de Ensino.

Já foram reformadas com recursos próprios do município diversas unidades de educação das aldeias indígenas: Lutuma Dias (Aldeia Limão Verde), General Rondon (Aldeia Bananal), Feliciano Pio (Aldeia Ipegue), "Marcolino Lili" na aldeia Lagoinha e "Francisco Farias" na Aldeia Água Branca.

Fonte: Agecom

http://www.aquidauananews.com/index.php?action=news_view&news_id=167697

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.