VOLTAR

RECRIAÇÃO DA SUDAM

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
03 de Nov de 2003

Empresários do setor agroindustrial vão participar de audiência pública

A recriação e a nova forma de atuação que se pretende imprimir à antiga Sudam (Superintendente de Desenvolvimento da Amazônia) serão debatidas hoje, a partir das 15 horas, na Assembléia Legislativa, em audiência pública com os deputados federais que integram a Comissão Especial que tem a responsabilidade de emitir um parecer sobre o assunto.

Aproveitando a visita dos membros da comissão de estudos, empresários do setor agroindustrial de Roraima preparam diversos questionamentos para serem apresentados aos parlamentares federais. Eles estarão reunidos a partir das 9 horas, na sede da Federação da Agricultura do Estado de Roraima, para definir uma pauta a ser apresentada na audiência de logo mais à tarde.

A apresentação de reivindicações à comissão será mais um passo dos empresários do setor agroindustrial que montaram a comissão de Assuntos Fundiários e Indígenas para tentar avanças nas discussões de problemas que emperram o desenvolvimento econômico local.

Ao longo de pelo menos três semanas a categoria vêm discutindo assuntos relacionados ao tema. Eles têm destacado sempre que Roraima necessita de uma definição quanto à questão fundiária, sem a qual nada se poderá fazer no que diz respeito ao investimento de mais recursos no setor.

Os encontros realizados nos últimos dias têm registrado a presença de representantes de todos os setores produtivos - arrozeiros, soja, carne, madeira, móveis. A discussão tem girado em torno da melhor maneira de se encontrar um caminho que viabilize a titulação das terras e se resolva a questão das reservas indígenas. Eles pretendem apresentar um discurso uníssono para sensibilizar os parlamentares visitantes.

A Superintendência da Amazônia deverá receber uma nova denominação - Associação para o Desenvolvimento da Amazônia. A recriação da superintendência é uma promessa de campanha do presidente Lula da Silva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.