VOLTAR

Recorde de calor nos trópicos

O Globo, Ciência, p. 35
15 de Jan de 2010

Recorde de calor nos trópicos

Enquanto o Hemisfério Norte é castigado pelo frio, um estudo feito pela Nasa revela que 2009 foi o ano mais quente já registrado no Hemisfério Sul, com as temperaturas refletindo um aumento de 0,49 grau Celsius em relação ao período entre 1951 e 1980. Os novos dados, antecipados pela revista "Science", reforçam as projeções apresentadas no fim do ano passado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), pelo Met Office (a agência de meteorologia do Reino Unido) e pela Agência de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA), indicando que, globalmente, 2009 foi o quinto mais quente da História e que a década de 2000 foi a mais quente já registrada, com temperaturas 0,54 grau Celsius acima da média do século XX.

Os dados destas que são algumas das maiores instituições climáticas do mundo não deixam dúvida de que a Terra está em processo de aquecimento. Eles mostram também que o aquecimento global provocado pelo homem está associado às altas temperaturas registradas.

De acordo com os cientistas da Nasa, o segundo ano mais quente no Hemisfério Sul foi em 1998, quando o fenômeno El Niño, marcado por um aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico, foi o mais intenso do século XX. Ano passado, porém, o fenômeno ocorreu com intensidade moderada, indicando que o calor de 2009 não foi apenas uma tendência regional, mas o reflexo de um aquecimento global, de longo prazo.

A NOAA vai apresentar, nos próximos dias, um relatório consolidado sobre as temperaturas em 2009, possivelmente mostrando recordes de elevações nos trópicos

O Globo, 15/01/2010, Ciência, p. 35

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.