VOLTAR

Reconhecimento à arquitetura indígena

Gazeta Digital (MT)- http://www.gazetadigital.com.br/
19 de Out de 2010

O Espaço do Conhecimento faz um reconhecimento da arquitetura milenar dos povos xinguanos, presentes em Mato Grosso há mais de mil anos, segundo pesquisas arqueológicas. O idealizador do projeto da edificação, arquiteto José Afonso Portocarrero passou três anos estudando as tecnologias empregadas pelos índios do Xingu na construção de suas casas.

"Ao longo do tempo, a arquitetura ancestral foi sofrendo mutações e por fim chegaram a um sistema que garante conforto térmico e privacidade. Observamos que o uso de palhas nas ocas permite manter o ar fresco dentro da casa e impede a entrada de calor", comenta. Outro objetivo do projeto foi fazer uma interferência urbana indígena, trazendo para a cidade a arquitetura e a tecnologia dos povos xinguanos e ao mesmo tempo garantindo a manutenção de sua cultura. "Hoje existem índios que já não sabem mais como construir essas casas, por isso é preciso fazer o resgate de uma cultura que corre o risco de se perder no tempo",diz.

José Afonso já desenvolveu outros projetos utilizando a arquitetura indígena, como a sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), construída no campus da UFMT em 1992. Atualmente, é chefe do Departamento de Arquitetura da UFMT e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Tecnologias Indígenas.

No dia 28, ele lança no Espaço Sebrae de Conhecimento o livro Tecnologia Indígena em Mato Grosso Habitação, da editora Entrelinhas. (JS)

http://www.gazetadigital.com.br/materias.php?codigo=273827&codcaderno=1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.