VOLTAR

Recanto esculpido pela natureza

O Dia Online - http://odia.terra.com.br
31 de Ago de 2010

Iporanga está localizada a aproximadamente 330 km de São Paulo, e sua ocupação teve início na época da exploração de ouro, quando este era seu maior atrativo. Sua povoação é uma das mais antigas do estado.

A cidade tem quilômetros e quilômetros de Mata Atlântica. É verde a perder de vista. Porta de entrada do Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira (PETAR), reúne o maior número de grutas da América Latina (em torno de 300 catalogadas). A cidade atrai turistas curiosos por conhecer essa área de 36 mil hectares preservados, repleta de cavernas, rios, cachoeiras, estalactites, estalagmites e muita natureza.

O parque é dividido em quatro núcleos para facilitar o controle de visitantes e proteger o patrimônio: Santana, Caboclos, Casa de Pedra e Ouro Grosso. Infelizmente, nem todas as grutas desses núcleos podem ser exploradas. Apenas 12 delas estão abertas à visitação e sempre com a presença de guias credenciados. Para chegar a essas grutas, é necessário caminhar por trilhas rodeadas por muito verde, atravessar rios e ver e ouvir o delicioso som das cachoeiras. Só o passeio para chegar lá já vale a visita.

Sem dúvida alguma, hoje a cidade vive do turismo. Geólogos, espeleólogos e curiosos chegam de todas as partes do Brasil para conhecer e tentar entender o que a ação das águas nas rochas calcárias produziu, formando belas cavernas com piso e tetos ornamentados com desenhos de asa de anjo, pata de elefante, flores, uma bela bailarina...

No parque, encontramos também a Caverna Casa de Pedra, possuindo a maior boca do mundo, com 215 m de altura, e a Caverna de Santana, a segunda maior do Estado de São Paulo, com 5.040metros de extensão.
A melhor época de ir a Iporanga é de maio a novembro, quando as chuvas constantes na região dão uma trégua e as estradas ficam melhores para circular.

Iporanga, recanto esculpido pela natureza, é cheio de surpresas, aventuras e curiosidades. Vale a pena conferir.

O QUE FAZER E VER

PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA (PETAR) Estrada para Apiaí, Km 17. Os passeios no parque devem ser feitos obrigatoriamente acompanhados por um monitor local credenciado. Os grupos são formados por no máximo, oito pessoas, mais um monitor. Contato: (15) 3552-1895 e (15) 3552-1875. Taxa de R$ 5 por pessoa. Prepare-se para descobrir este parque que oferece um incrível cenário rodeado pela Mata Atlântica, rica em rios, cachoeiras e com fauna variada. Além disso, as diversas cavernas são a atração principal do local. Existem cavernas enormes, como a Casa de Pedra, que tem a maior boca do mundo. As visitas podem ser feitas em algumas delas e é recomendável o acompanhamento de guias.

CACHOEIRAS
CACHOEIRA DAS ANDORINHAS Acesso pelo Núcleo de Santana. A força e a beleza de suas águas impressionam no alto de seus 25 m de altura. Em alguns momentos do dia, as andorinhas saem em revoada proporcionando um show à parte. Até lá, são quatro horas de caminhada pela Trilha do Betari. Mas vale a pena!

CACHOEIRA DO BEIJA-FLOR Com aproximadamente 30 m de altura, seu acesso é feito pela Trilha do Betari, após caminhar por quatro horas. Chegando lá, a surpresa é muito agradável com uma bela queda, formando piscina natural.

CACHOEIRA DO BETARI Acesso pelo Núcleo de Santana. Chegar até esta cachoeira é uma aventura. Primeiro, é preciso atravessar o Rio Betari, com águas fortes, sendo necessária a ajuda de cordas. Em seguida, a trilha a ser seguida é bonita, passando por um tobogã natural antes de avistar a queda de 25 m de altura, onde é possível a prática de cascading.

CACHOEIRA SEM FIM Possui esse nome porque sua nascente nunca foi encontrada.

CACHOEIRAS DO SEM FIM Localizada em propriedade particular. Acesso pela estrada principal, em direção à Iporanga. São cinco minutos de caminhada até a primeira queda.
É composta por três quedas, sendo a maior delas com 11 m de altura, excelente para a prática de rapel. As piscinas naturais formadas são lindas e convidam ao banho. Experimente!

CACHOEIRA DO COUTO Acesso pelo Núcleo de Santana. Queda pequena de apenas 5 metros, mas ótima para fotos e tomar um banho. A água que sai diretamente da caverna do Couto é bem gelada!

CACHOEIRA DAS ARAPONGAS Acesso pela estrada em direção à Apiaí. São 20 min. de caminhada até a base. Com 50 m, é a mais alta cachoeira do PETAR. Ótima para rapel e cascading.

CAVERNAS
CAVERNA ÁGUA SUJA, NÚCLEO SANTANA
O acesso até esta caverna é feito pela Trilha do Betari e o percurso pelo seu interior é acompanhado por um curso d'água tornando o passeio muito mais gostoso. Pode-se fazer a visita dentro d'água. Grandes estalactites, lagos e túnel de vento são algumas das atrações dentro desta interessante caverna. A cerca de 500 m da entrada, tem uma linda cachoeira com 2 m de queda.

CAVERNA ALAMBARI DE BAIXO O início da trilha até a caverna é pelo Bairro Serra. São aproximadamente 50 m até a entrada da caverna. Andar por ela é uma aventura com diversas formações e travessias com água que chega pela cintura. É possível fazer a travessia entrando de um lado e saindo de outro da montanha.

CAVERNA CASA DE PEDRA, NÚCLEO CASA DE PEDRA Esta caverna poussi a maior boca do mundo, com 215 m de altura. Próximo à sua entrada, existe um rio formando uma bela piscina natural, descendo em direção à caverna e formando maravilhosa cachoeira caverna adentro. Belo visual.

CAVERNA LAJE BRANCA, VALE DO LAGEADO Através de uma trilha repleta de vegetação e animais, os visitantes chegam a esta caverna com uma boca de 130 metros. A caminhada leva cerca de uma hora. No interior, seus salões são bem grandes e um deles tem dunas de areia. Para os que gostam de se aventurar, é possível fazer rapel em sua boca ou visitar os 630 m pelo interior da caverna.

CAVERNA MORRO PRETO, NÚCLEO SANTANA Esta caverna possui de cara uma gigante e linda boca em sua entrada. É incrível observar a luz entrando pela caverna, às vezes de forma majestosa e, outras, timidamente. Esta visão fez dela o cartão postal do parque. Ornamentações enormes, fendas e abismos completam o visual do passeio.

CAVERNA DO COUTO, NÚCLEO SANTANA Próxima da Caverna Morro Preto, esta caverna é de fácil acesso e uma interessante opção de passeio. São galerias de rios subterrâneos, cachoeiras e pórticos.

CAVERNA SANTANA, NÚCLEO SANTANA Por meio de escadas e pinguelas, os visitantes podem conhecer apenas 800 metros dos 5.040 metros de extensão desta caverna. Ela é a segunda maior caverna do Estado de São Paulo e a mais bonita do PETAR. As galerias visitadas são ricas em formações e abrigam o salão Taqueopa, considerado o mais ornamentado do mundo. Aproveite para tirar lindas fotos.

CAVERNA TEMININA, NÚCLEO CABOCLOS As aberturas no teto a uma caverna diferente e interessante. Rende ótimas fotos.

PELAS REDONDEZAS
MIRANTE DA BOA VISTA Acesso de carro pela estrada Apiaí-Iporanga. 20 min. Ao encantador som das cachoeiras, aviste todo o Vale do Betari. Excelente lugar para relaxar e tirar belas fotos. Lindo pôr do sol. Para quem acredita, dizem que a aparição de ovnis é comum por ali.

TRILHA DO BETARI Acesso pelo Núcleo de Santana. Duas horas de caminhada. A trilha é linda. Passa em frente às bocas de algumas cavernas, como a Caverna da Água Suja e Cafezal. Termina nas Cachoeiras das Andorinhas e Betari. Ótima para fotos e observação de animais.

QUILOMBO DO IVAPORUNDAVA Estrada Iporanga-Eldorado. É preciso atravessar o Rio Ribeiro de canoa ou de balsa. Dos tempos da escravidão, remanescem algumas comunidades na região. Esta visita é um passeio a um pedaço da História do Brasil.

BOIA CROSS E CANOAGEM NO RIBEIRÃO IPORANGA E NO RIO BETARI O Ribeirão Iporanga é perfeito para a prática de esportes como boia cross e canoagem. Muita adrenalina e aventura podem ser esperadas. Arrisque!
No Rio Betari, para fazer boia cross desce-se um trecho de 2 km rio abaixo (Nível 1). O Nível 2 é para quem quer mais adrenalina.

TORRE DE PEDRA Acesso pela Trilha do Betari, a 2 km do posto de guias. Esculpido em rocha calcária, a torre é um belo monumento natural. Vestígios de moradores pré-históricos foram encontrados por ali.

http://odia.terra.com.br/portal/viagens/html/2010/8/recanto_esculpido_p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.