VOLTAR

Rebio União sedia curso internacional de Ecologia de Campo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
12 de Abr de 2012

A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e a Universidade de Exeter, na Inglaterra, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por meio da Reserva Biológica (Rebio) União, localizada no estado do Rio de Janeiro, realizaram entre os dias 25 de março e 02 de abril, o curso internacional de Ecologia de Campo - Biomas Brasileiros.

O curso foi organizado pelos professores da UENF e da Universidade de Exeter, com as atividades desenvolvidas na estrutura da unidade de conservação. Ao todo, participaram 17 estudantes do segundo ano de Geografia da Universidade de Exeter, além de especialistas de diversas instituições que proporcionaram aos participantes uma completa base cientifica teórica e prática e institucional das principais atividades de pesquisa e conservação realizadas na região.

Na prática o curso objetivou o treinamento dos estudantes na ecologia do bioma Mata Atlântica, incluindo os ecossistemas costeiros lacustres, fluviais, florestais, manguezais e de restinga. As atividades práticas incluíram treinamento em técnicas de campo, instrumentação e análise de dados ecológicos.

Os alunos foram expostos a uma série de seminários sobre os diversos ecossistemas, participaram de aulas práticas e produziram ao final do curso apresentações sobre os tópicos explorados durante o curso. O curso contou com a participação de renomados cientistas da área de ecologia de ecossistemas e gestores das unidades de conservação da região. A estrutura didática englobou seis palestras, seis práticas de campo e quatro visitas a UC.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2768-rebi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.