VOLTAR

Rebelo discute temas como energia, clima e inovação em viagem aos EUA

Valor Econômico - http://www.valor.com.br/brasil
29 de Mai de 2015

Rebelo discute temas como energia, clima e inovação em viagem aos EUA

Por Sergio Lamucci

WASHINGTON - Em viagem a Washington, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, discutiu com integrantes do governo americano assuntos como energia e sua conexão com áreas como clima, água e produção de alimentos, além de saúde e inovação. Rebelo encontrou-se com o diretor da Casa Branca de Política para Ciência e Tecnologia, John Holdren, numa missão que teve como um dos objetivos ajudar na preparação da visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA, marcada para o fim de junho.
Iniciativas na área da mudança climática devem ser um dos temas de destaque da viagem de Dilma aos EUA. Em 2010, Rebelo afirmou, numa carta pública a Marcio Santilli, então coordenador da ONG Instituto Socioambiental (ISA), que "não há comprovação científica das projeções do aquecimento global, e muito menos de que ele estaria ocorrendo por ação do homem e não por causa de fenômenos da natureza". Questionado se havia mudado de posição, Rebelo afirmou nesta sexta-feira que essa questão não estava em debate e que, como ministro deve ter "uma posição de governo".
O ministro disse ter notado uma "igual intensidade de preocupação" dos americanos quanto à conexão das àreas de energia, água, produção de alimentos e clima. "Essa foi uma preocupação relevante, que mobilizou agentes do governo, pesquisadores e pessoas responsáveis por esses temas", disse ele, acrescentando que também houve uma "mobilização importante" na área de saúde, em assuntos de saúde pública, doenças negligenciadas e bactérias de alta resistência.
Em entrevista na embaixada brasileira, o ministro não deu grandes pistas sobre os temas de sua pasta que poderão fazer parte da agenda da visita da presidente a Washington, uma das questões tratadas na reunião da comissão mista Brasil-EUA de Cooperação Científica e Tecnológica, ocorrida na quinta e na sexta-feira. "O que poder ser assinado com detalhe, com projeto, não se faz do dia para noite", afirmou ele. Ao comentar o fato de que falta cerca de um mês para a vinda de Dilma aos EUA, Rebelo afirmou que, "para algumas coisas, é pouco tempo, mas, para outras, é tempo de sobra".
Ao responder sobre suas posições sobre a mudança climática, Rebelo disse que não é climatologista. "Não é a minha especialidade. Eu sou jornalista. Não produzi nem criei nenhum tipo de teoria sobre esse debate. Esse debate existe, inclusive aqui nos EUA, e envolve conhecimento, ciência e principalmente política."
Ele afirmou que, como ministro, precisa ter uma posição de governo a respeito do assunto. Segundo ele, a posição do governo brasileiro foi manifestada em fóruns internacionais e vem sendo construída com a participação também de outros ministérios, como o das Relações Exteriores e do Meio Ambiente. "E ela é construída também com a comunidade internacional. Nós temos uma posição de responsabilidade solidária, e fazemos o esforço que nos corresponde. Há o esforço governamental, o do setor privado, o das nossas instituições, o da Confederação Nacional da Indústria, o da federação da agricultura. Todos eles estão preocupados com a mesma questão. Essa é que compõe a posição do Brasil, a do governo e da sociedade brasileira." Questionado mais uma vez se havia mudado de posição sobre o tema, Rebelo disse isso não está em debate quando o governo constrói a sua opinião sobre o assunto.
O ministro afirmou não saber qual a ordem de importância da visita presidencial, ao responder sobre a expectativa de que a questão do clima deve ser um dos assuntos mais importantes da viagem de Dilma. Ele passou então à palavra ao secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, Jaílson Andrade. "Uma das notícias boas que nós apresentamos foi a grande redução das emissões da área mais vulnerável nossa, que era a agricultura", disse Rebelo.
Segundo Andrade, nas discussões o clima foi discutido com os americanos "muito em conjunto com a energia, a água, a produção de alimentos e o clima". "Em geral, afetar o clima, o ambiente, depende do uso, do acesso, apropriado à água, energia e alimentos", disse ele. Os principais pontos discutidos foram a observação e monitoramento da questão do clima e a troca de informações a respeito do assunto. Outro tema importante na viagem foi a inovação, tema de um fórum de discussão promovido pelo Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos. Houve debate sobre a questão do marco regulatório e do financiamento à inovação, entre outros aspectos. Conversas sobre combustíveis renováveis também fizeram parte da viagem.
Ex-ministro do Esporte, Rebelo não quis falar da investigação do Departamento da Justiça dos EUA sobre um esquema de corrupção no futebol envolvendo a Fifa, que levou o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin a ser detido na Suíça. "O Brasil tem um novo ministro do Esporte [George Hilton] e acho que ele já se manifestou sobre os episódios."

http://www.valor.com.br/brasil/4074220/rebelo-discute-temas-como-energi…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.