VOLTAR

Rebelião do Presídio na Ilha Anchieta completa 60 anos

Fundação Florestal - http://www.fflorestal.sp.gov.br
18 de Jun de 2012

A rebelião do Presídio da Ilha Anchieta, um dos mais históricos e sangrentos fatos do tipo no Brasil, completa 60 anos no próximo dia 20 de junho. Para marcar a data, o Parque Estadual da Ilha Anchieta, em parceria com a Associação Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta e dos Filhos da Ilha (APRHIAFI) e Prefeitura de Ubatuba, realizam, no dia 23, sábado, mais uma edição do encontro que homenageia os militares e familiares mortos e também os sobreviventes desta tragédia. A programação do grupo tem início às 10h30 com o embarque para o Parque Estadual da Ilha Anchieta no Píer do Saco da Ribeira. Já nas ruínas do presídio, será realizada uma solenidade alusiva aos 60 anos da rebelião e entrega de flores na Santa Cruz do PM Laurindo, primeiro soldado a morrer na rebelião, uma homenagem simbólica aos funcionários civis e militares mortos em combate no "Dia do Levante". Durante o evento, serão exibidas fotos antigas da época do presídio, além de uma sessão de vídeo, com apresentação do filme Mãos Sangrentas e de documentários sobre o assunto. A escuna retorna ao continente por volta das 16h.

O prédio administrativo do Parque Estadual da Ilha Anchieta e as ruínas da ex-colônia penal misturam presente e passado em um ambiente paradisíaco. O presídio foi inaugurado em 1908 para presos comuns e chegou a receber presos políticos da ditadura Vargas na década de 30. Em 21 de junho de 1952, 300 presos amotinados tomaram as instalações da Ilha Anchieta. A revolta causou a morte de mais de 100 pessoas e foi determinante para o fechamento do presídio em 1955, depois de três anos de julgamentos. Além dos presos, civis e militares foram vítimas do motim. Mulheres e crianças chegaram a ser colocadas em uma das celas do presídio para evitar um massacre ainda maior. Em 1977, o Governo do Estado criou o Parque Estadual da Ilha Anchieta, hoje administrado pela Fundação Florestal.

O evento é aberto. Os interessados devem entrar em contato para mais informações, pelo telefone (12) 3832-1397, com Natália.
Informações para a imprensa
Lucília Gonçalves - lucília.goncalves@fflorestal.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação - Fundação Florestal

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=343

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.