VOLTAR

Rebanho de comunidade indígena em RR é interditado após doença viral

G1 - www.g1.globo.com
13 de Jul de 2015

Interdição do gado foi feita pela Aderr após apresentar sinais da doença. Exames serão enviados para laboratório nesta segunda para diagnóstico.

O rebanho criado na comunidade indígena Santa Cruz, no município de Normandia, região Nordeste de Roraima, foi interdidato pela Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) do estado há cerca de uma semana, após os animais apresentarem sinais como salivação excessiva, apatia e caminhar mancando. Nesta segunda-feira (13), o material recolhido nos animais será encaminhado para Minas Gerais para diagnosticar de forma definitiva a doença que atinge o gado.

Por meio de um exame preliminar, foi comprovado que se tratava de uma doença provocada por um vírus. Porém, como explicou o diretor do departamento de Defesa Animal da Aderr, Vicente Barreto, apenas quando sair o resultado do segundo exame, será possível saber qual a doença viral está acometendo o rebanho.

Barreto afirmou que a probabilidade de ser Febre Aftosa está descartada. "O resultado deve sair em até 48 horas, mas, pelo exame clínico que realizamos, está praticamente descartada a Febre Aftosa, tendo em vista que o vírus também está acometendo os equinos e a Aftosa não é identificada nesses animais", explicou Barreto acrescentando que o rebanho atingido estava vacinado contra a febre.

Medidas

As medidas tomadas para resolver a doença vesicular, se o exame descartar a Febre Aftosa, será fortalecer o organismo dos animais e manter o rebanho interditado até que o vírus encerre o ciclo, conforme informações de Barreto.

Além disso, a Aderr informou que na última sexta-feira (10), uma equipe de técnicos esteve na Comunidade Linha Seca, cerca de 20 km da comunidade afetada, para uma análise clínica do rebanho bovino e dos equinos e avaliar se estes apresentavam características físicas que gerasse a suspeita de que o vírus pudesse ter se espalhado, mas nada foi identificado.

A equipe também visitará a comunidade Reforma. "Atualmente esse caso é o único registrado, mas já tivemos outros problemas em outros municípios do estado", afirmou o diretor.

Barreto alertou que, caso o produtor deixe de notificar a agência em casos como este as consequencias podem ser sérias. "Se um desses casos for Febre Aftosa e o produtor deixa de notificar, corremos o risco de perder o controle do vírus e a doença se espalhar, comprometendo o estado, podendo rebaixar o status que hoje está em médio risco, mas que Roraima se esforça para passar a ser Livre de Aftosa com Vacinação", afirmou.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2015/07/rebanho-de-comunidade-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.