VOLTAR

Reassentamento das famílias do Portelinha e Sete Alqueires está previsto para maio

Umuarama Ilustrado - http://www.ilustrado.com.br
15 de Mar de 2014

Falta pouco para que a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Piava ocupada irregularmente por moradores do Portelinha e Sete Alqueires seja recuperada. As 110 unidades habitacionais construídas com recursos da segunda fase do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2) a título de fundo perdido, no total de R$ 5,7 milhões, deverão ser entregues para as famílias beneficiadas até o final de maio.

Ontem, a Secretaria de Habitação e Projetos Técnicos e a Caixa Econômica Federal, organizaram uma reunião para tratar sobre assuntos contratuais e divulgar o cronograma final de ações. Divididos em dois grupos de 55 famílias, os beneficiários foram orientados sobre os próximos passos para a ocupação do novo lar.

O secretário de Habitação e Projetos Técnicos, Márcio Maia, esteve presente na abertura das reuniões e explicou os procedimentos que serão adotados nas áreas desocupadas. "Assim que as famílias mudarem para as novas casas, nós adotaremos medidas rápidas para a recuperação destes pontos. Demoliremos as moradias antigas para que não haja invasão e cercaremos toda a parte que compreende a APA, além de fazer o plantio de árvores no local", ressalta.

Os técnicos da Caixa Econômica que comandaram a reunião, também explicaram que a mudança para as novas moradias serão devidamente orientadas pela equipe. Isto porque, os moradores poderão retirar materiais como portas, madeiras e janelas das residências antigas antes que elas sejam demolidas.

As 110 unidades estão distribuídas em seis bairros diferentes de Umuarama. Sendo 63 delas no Parque 1o de Maio; 16 no Jardim Irani; 11 delas no bairro 28 de Outubro; outras sete no São Cristóvão; seis no Veneza; cinco no Jardim Paris e duas no Belo Monte.

A destinação dessas moradias para as famílias será organizada por um sorteio que acontecerá na próxima sexta-feira (20). No entanto, a Divisão de Habitação da Prefeitura de Umuarama, já definiu alguns grupos de sorteio conforme a preferência das famílias. "Conversamos com todas as famílias que apontaram quais bairros preferiam se instalar. Conforme a preferência formamos grupos de sorteios para cada localidade. Esta nossa preocupação se deve pelo fato de serem moradores que possuem vizinhos que se conhecem há décadas e que sentiriam muito a mudança repentina", aponta a diretora de Habitação da Secretaria Municipal de Habitação e Projetos Técnicos, Meire Fais.

As casas possuem 50 m² de área construída em um terreno de aproximadamente 160 m² cada. Elas contarão com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e área de serviços coberta, além de aquecedor solar. As famílias receberão as unidades habitacionais sem nenhum custo e diferente das moradias que ocupam atualmente, terão a documentação do novo imóvel dentro da legalidade.

Após o sorteio, as vistorias nas unidades habitacionais estão previstas para os dias 8, 9 e 10 de abril e serão agendas pela construtora responsável. A assinatura dos contratos será nos dias 24 e 25 do próximo mês, no Centro Cultural, e a previsão de inauguração é 5 de maio.

http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=52950&Not=Re…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.