VOLTAR

Reafirmando a luta pelo meio ambiente na Semana Chico Mendes

Agência de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br
Autor: Samuel Bryan
11 de Dez de 2009

No dia 22 de dezembro de 1988, o líder sindicalista e seringueiro Chico Mendes, que havia completado 44 anos há uma semana, estava nos fundos de sua casa quando foi atingido no peito por tiros. Um crime que marcou a história da luta pela preservação da floresta. A memória do líder seringalista passou a se tornar o símbolo de uma luta pela preservação do meio ambiente e pelos direitos dos povos da floresta, num ícone de ideais e valores que ultrapassou as fronteiras do Acre e percorre o mundo. Por isso, em reconhecimento a sua causa, todos os anos é realizada no Acre a semana Chico Mendes, que vai de 13 a 22 de dezembro com atividades em Rio Branco e Xapuri.

Em coletiva de impressa realizada na manhã dessa sexta-feira, 11, Ângela Mendes, presidente do Comitê Chico Mendes e filha mais velha do seringueiro, apresentou as mudanças e novidades na Semana Chico Mendes 2009. Para esse ano, duas mudanças se tornam marcantes na programação: a transferência da entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania para a cidade de Xapuri, e a participação ativa e integração das pessoas que vivem em comunidades extrativistas e reservas ambientais, principalmente da Reserva Chico Mendes.

O Prêmio Chico Mendes de Florestania, que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos, tem objetivo de reconhecer experiências e práticas de desenvolvimento sustenstável. "Nós sentimos que o legado de Chico Mendes está chegando aonde deve chegar, mas ainda temos que trabalhar mais e mais para isso", disse Ângela Mendes.
Programação extensa
A abertura da Semana Chico Mendes acontece nesse domingo, 13, com a Corrida Pedestre Chico Mendes, que também encerra o calendário de atividades esportivas da Federação Esportiva do Acre. A largada será dada às 17 horas no Palácio Rio Branco. Já nos dias 14 e 15, acontece um ciclo de diálogos entre seringueiros e extrativistas na Biblioteca da Floresta, chamado "Vida na Floresta", que vai trazer para discussão o olhar dos produtores extrativistas sobre o seu trabalho.

As atividades em Rio Branco vão até o dia 19, passando pelo seminário "Projeto Seringueiro: nos Varadouros da educação", onde professores discutem sua atuação além de lançarem um livro infantil de autoria dos alunos. Também acontece os seminários "Trajetórias de Lutas", trazendo um resgate histórico junto a educandos, e "Rota Turística Caminhos de Chico Mendes", valorizando e discutindo a consolidação dessa rota.

Já em Xapuri, a programação tem início no dia 20 de dezembro com o "Dia Chico Mendes de Cultura", onde acontecem diversas atividades para crianças no Seringal Floresta. já no dia da morte do líder seringalista acontece o lançamento do Cadastro Unificado da Resex Chico Mendes, além de uma programação que já é tradicional, incluindo caminhada ao túmulo de Chico, a Missa em Memória e encerrando a Semana, a entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania.

A Semana Chico Mendes é realizada pelo Comitê Chico Mendes em parceria com o Governo do Acre, Centro de Trabalhadores da Amazônia (CTA) e Instituto Chico Mendes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.