VOLTAR

RDS de Barra do Turvo recebe Seminário de Intercâmbio Comunidades Quilombolas e Mulheres Agricultoras Agroecológicas

Fundação Florestal - https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2023/03/
30 de Mar de 2023

RDS de Barra do Turvo recebe Seminário de Intercâmbio Comunidades Quilombolas e Mulheres Agricultoras Agroecológicas

30/03/2023

A RDS dos Quilombos de Barra do Turvo recebeu, entre os dias 20 e 23 de março, o Seminário de Intercâmbio Comunidades Quilombolas e Mulheres Agricultoras Agroecológicas. O evento, acolhido pelo Quilombo Ribeirão Grande, inserido na RDS, e com apoio da Coordenação Nacional dos Quilombos (Conaq), teve como objetivo a construção e fortalecimento de ações locais e regionais, amparadas em Políticas Públicas, focando nas lutas e no papel das mulheres nas comunidades.

Participaram cerca de 90 pessoas, provenientes das Comunidades Quilombolas de Mato Grosso, da região do Vale do Ribeira, do Alto Paranapanema, do Litoral Sul e Norte paulista e de Minas Gerais, além de representações de entidades e comunidades do Rio Grande do Sul. Fizeram parte desse intercâmbio, ainda, representações das comunidades quilombolas, organizações não governamentais, instituições públicas, tanto relacionadas aos territórios e territorialidades, como para ações comuns, cooperações, parcerias, desenvolvimento de projetos.

Os participantes puderam debater técnicas de produção, de conservação de variedades crioulas, realizar trocas de sementes e mudas, levantar as prioridades e visitar as comunidades. Foi uma oportunidade para o fortalecimento das organizações comunitárias e suas atividades na produção de alimentos da segurança e soberania alimentar, realizar a assistência técnica e extensão rural própria para essas comunidades e territórios quilombolas, com incorporação de talentos e potencialidades da juventude em cada uma e promover a Educação Pública, com incorporação das contribuições e identidades regionais com essas histórias de formação territorial, de paisagens, e dedicações agroecológicas das comunidades quilombolas. Na oportunidade, também foi realizado o Cadastro Ambiental Rural dos Territórios Quilombolas com respeito às características de gestão de cada população, como área protegida, com acordo sobre funções ambientais de APP em diferentes biomas e de situações específicas.

Para a realização desse intercâmbio contou-se com as parcerias de Fundação Florestal, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), Amigos da Terra, Secretaria de Orçamento Federal (SOF), Rama, Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras (Eaacone), Instituto Socioambiental (Isa), Instituto de Desenvolvimento Sócio-Cultural (Idesc), Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Prefeitura de Barra do Turvo, Cooperafloresta, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Tenente Portela e Região (Sintraf), Coopercentral, Coopafasb e Associações Comunitárias Locais.

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/2023…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.