VOLTAR

Raupp diz que construção de hidrelétricas vai impulsionar desenvolvimento do Estado

Estadão do Norte-Porto Velho-RO
13 de Mar de 2003

O senador Valdir Raupp (PMDB) elogiou a decisão do Governo Lula de construir duas hidrelétricas no Rio Madeira. O início das obras, orçadas em R$ 4 bilhões, está previsto para 2005, e as primeiras turbinas, segundo o Presidente da Eletrobrás, Luís Pinguelli Rosa, deverão entrar em operação em 2006 ou 2007. "Com estas usinas, o suprimento energético do Norte, do Centro-Oeste e do Nordeste estará assegurado", comemorou o senador.
Segundo Raupp, a notícia deve ser festejada sobretudo porque representa a possibilidade de desenvolvimento de Estados como Rondônia, que, além de distantes das grandes usinas geradoras de eletricidade, estão desconectados do sistema nacional de transmissão.
"O potencial hidrelétrico total das duas usinas só é comparável ao de Itaipu. Com uma diferença: sendo a usina de Itaipu binacional, seu quilowatt-hora é cotado em dólares, ao passo que as usinas do Madeira, inteiramente brasileiras, produzirão energia cotada em reais", afirmou Raupp. Com isso, lembra o senador, o brasileiro, que tem visto as contas de energia ficarem mais altas a cada mês, nesta conjuntura de disparada do câmbio, será beneficiado com grande alívio financeiro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.