VOLTAR

RAPOSA SERRA DO SOL - Assessor confirma retirada de arrozeiros

Folha da Boa Vista
Autor: Rebeca Lopes
11 de Jul de 2007

O assessor especial da Presidência da República e coordenador executivo do Comitê Gestor de Acompanhamento das Ações do Governo Federal em Roraima, José Nagib Lima, não confirmou nem negou uma operação para retirada dos arrozeiros de dentro da terra indígena Raposa Serra do Sol.

Comedido nas palavras, se limitou a dizer que "o quanto antes" todos os não-índios terão que deixar a área, incluindo os plantadores de arroz. A reserva foi homologada pelo presidente Lula da Silva (PT) há mais de dois anos. "Já era para a área estar a muito tempo desintrusada", disse.

Por outro lado, o senador Mozarildo Cavalcanti, em participação no programa da Rádio Folha, informou que o Governo Federal estaria preparando uma operação militar para tirar à força os arrozeiros da Raposa Serra do Sol, inclusive buscando apoio do Exército e da Aeronáutica. Falou inclusive em datas: 03 de agosto e 03 de setembro.

Conforme Nagib, não é segredo para ninguém que há dois anos existe um plano de retirada das famílias de não-índios, bem como a promoção dos reassentamentos. Nesse sentido, estariam discutindo com os plantadores de arroz e mostrando a necessidade de deixarem a área.

Ao ser questionado sobre uma mega operação organizada para promover a retirada, inclusive com a participação de Exército e Aeronáutica, Nagib enfatizou: "Prefiro não usar o termo mega operação, porque não se aplica. Tem previsto o plano que está em curso há três anos, que é de retirada das pessoas não-índias".

Quanto à participação de militares, o coordenador disse que desde o início o Governo Federal estabeleceu diálogo permanente com as instituições dentro do Estado. "O Exército é uma importante instituição que cobre toda a área de fronteira. A conversa com o Exército tem sido permanente nesse sentido".

Segundo ele, os arrozeiros estão sendo identificados e notificados de que terão que receber indenização. Caso não concordem em receber o valor oferecido, o assunto será discutido na Justiça. "Nós vamos notificar junto à esfera judiciária para que recebam em juízo", disse.

FUNAI - A coordenação regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), ao ser procurada para falar sobre a questão da Raposa Serra do Sol, a informação é de que órgão não estaria autorizado para falar sobre o assunto, mas apenas o coordenador do Comitê Gestor.

PF - Paralelo à notícia da mega operação, foi cogitado que as forças militares seriam reforçadas por dezenas de policiais federais, que participariam da ação. Por meio da Assessoria de Comunicação, a Polícia Federal em Roraima negou tal informação. (RL)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.