VOLTAR

Raoni vai 'a Suiça pedir financiamento

A Critica -Manaus- AM
20 de Jun de 2001

– O cacique Raoni, da tribo amazônica dos caiapós, prosseguiu ontem em Genebra sua campanha européia em busca de recursos para proteger sua região da invasão dos madeireiros ilegais e dos garimpeiros.
Em uma entrevista coletiva, ontem, ao lado do diretor de cinema belga Jean-Pierre Dutilleux, presidente da associação franco-belga Rainforest Association, Raoni acusou os madeireiros ilegais e os garimpeiros de destruirem a floresta no território de 180 mil km2, que constituem sua reserva.
Grandes ventos vão chegar e todos vamos morrer, porque não poderemos respirar, por falta de árvores, previu o cacique. Não temos os meios para proteger esta floresta imensa que guardamos para todos vocês, disse.
Este ano quero começar esta tarefa, disse Raoni, que detacou que a delimitação da reserva já terminou.
Franz Weber, presidente da fundação suíça que leva seu nome e que apóia a campanha, explicou que Raoni busca recursos para poder controlar o imenso perímetro da região.
Isso possibilitará a construção de fossos e a instalação de um sistema eletrônico. Além disso, guardas poderão ser contratados, precisou Weber. Deste modo, as invasões poderão ser denunciadas e punidas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.