VOLTAR

Ramiro Teixeira assume coordenação e diz que vai reforçar atenção à saúde indígena

Brasil Norte-Boa Vista-RR
26 de Ago de 2004

Ao assumir o cargo ontem pela manhã na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o novo coordenador do órgão Ramiro Teixeira informou que vai reforçar a atenção à saúde indígena e para isso ocorrer pretende contratar temporariamente, a partir do próximo ano, agentes para atuarem nas áreas indígenas.
Segundo ele, essa necessidade foi identificada nos dois Distritos Sanitários - Leste e Yanomami. A proposta para essas contratações, cujo número de agentes ele ainda não dispõe, estará sendo discutida em outubro juntamente com os demais projetos do planejamento orçamentário para 2005.

Outra proposta da coordenação da Funasa local também a ser discutida em outubro é sobre o saneamento nas comunidades indígenas, na Capital e municípios do Interior.
Teixeira disse que vai captar recursos para que sejam feitos investimentos para esgoto e drenagem e destacou necessidade maior em Boa Vista por concentrar um número maior de habitantes.
"Vamos tentar captar o maior número de recursos para Roraima, isso porque o nível de saneamento no Estado é baixo", afirmou.

Solenidade
Na solenidade de apresentação do novo coordenador ontem pela manhã, os servidores da Funasa lotaram o auditório do órgão. Além disso, estiveram presentes o secretário estadual de saúde, Altamir Lago, o diretor do Ministério da Saúde, Namis Levino e o antecessor no cargo, Hipojucan Carneiro.
Ramiro Teixeira destacou e elogiou o trabalho de Carneiro e disse que dará continuidade às ações já implementadas. Ele afirmou que o corpo técnico da Funasa é competente e não haverá mudanças nesse caso.
"Essa transição não causou traumas. Foi tudo acordado entre as partes e tenho total conhecimento das ações já desenvolvidas. Na verdade estou retornando à casa e fui bem recebido", destacou.

Reuniões
Desde ontem o coordenador da Funasa, Ramiro Teixeira está se reunindo com entidades ligadas ao órgão. Hoje a reunião será na Casa do Índio, onde ele estará se apresentando

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.