VOLTAR

Rádio Yandê: a primeira webrádio indígena do Brasil

Rádio Vaticana- http://br.radiovaticana.va
04 de Abr de 2016

Yandê significa "você" ou "todos nós". Como diz o ditado, tudo que fazemos juntos fica melhor, e é com esse conceito que o Grupo de Comunicação Yandê trabalha.

A Rádio Yandê é educativa e cultural. Tem o objetivo da difusão da cultura indígena através da ótica tradicional, mas agregando a velocidade e o alcance da tecnologia e da internet.

A grade de programação conta programas informativos e educativos que oferecem um pouco da realidade indígena do Brasil, desfazendo antigos estereótipos e preconceitos ocasionados pela falta de informação especializada em veículos de comunicação não indígenas.

A programação musical da Yandê é abrangente e traz artistas de todos os tipos, como o produtor e rapper estadunidense Frank Waln, da etnia Lakota, e a cantora amazonense Djuane Tikuna.

A sede é no Rio de Janeiro, mas a rede de comunicação é nacional.

O site Noisey montou uma playlist que ilustra a programação da Yandê, que vai do rap chileno até uma parceria da cantora maranhense Zahy Guajajara com o coletivo Digitaldubs.

A iniciativa de criar a Yandê partiu de três amigos que já tinham experiência em ONGs, coletivos e blogs relacionados ao tema: Anápuáka Tupinambá, Renata Tupinambá e Denilson Baniwa. Certos de que uma convergência de mídias é possível, mesmo nas mais remotas aldeias e comunidades indígenas, a Rádio quer ser uma forma de valorização e manutenção cultural.

O jornalismo também tem espaço na grade da Rádio: notícias indígenas são trazidas por correspondentes em Brasília e no Mato Grosso. Além deles, existem outros 70 colaboradores pelo país.

http://br.radiovaticana.va/news/2016/04/04/r%C3%A1dio_yand%C3%AA_a_prim…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.