VOLTAR

Quilombolas terão de volta suas terras

OESP, Metrópole, p. C3
23 de Jun de 2006

Quilombolas terão de volta suas terras

José Maria Tomazela

Os 84 descendentes de escravos do Bairro do Cafundó, em Salto de Pirapora, região de Sorocaba, terão de volta as terras que receberam de seu antigo dono, um fazendeiro. O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, assinou portaria na qual reconhece os direitos da comunidade de quilombolas sobre uma área de 219 hectares. O terreno corresponde ao que o fazendeiro Joaquim Manoel de Oliveira doou a seus 15 escravos após libertá-los, em 1866, 22 anos antes da Lei Áurea.

Hoje, eles ocupam só 16 hectares. O resto das terras foi grilado. A Aldeia do Cafundó é conhecida mundialmente por ser uma das únicas comunidades remanescentes de quilombos a conservar parte de dialetos falados na África. A língua própria é chamada cupópia.

OESP, 23/06/2006, Metrópole, p. C3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.