VOLTAR

Questão indígena é tema central de debate na Assembléia

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
26 de Fev de 2003

Os conflitos agrários envolvendo índios e fazendeiros é tema principal dos debates nesta manhã na Assembléia Legislativa. O deputado Pedro Kemp (PT) iniciou a discussão sobre o assunto, manifestando solidariedade aos índios, lembrando da morte do líder inígena Marcos Veron, após conflito em janeiro na fazenda Brasília do Sul. "Apanhou a paulada, como cachorro", citou o deputado.
Hoje no estado há duas regiões que geram maior conflito. Em Panambizinho, nesta manhã, colonos protestam contra a demarcação das áreas pela Funai (Fundação Nacional do Índio), e em Dois Irmãos do Buriti, cerca de 180 índios invadiram a fazenda Buriti no sábado e os donos acabaram deixando a área. Os índios reivindicam a terra como parte da aldeia Buriti, que teve a área identificada como tendo pertencido a antepassados.
O deputado Pedro Teruel (PT) também participou da discussão e disse que tanto índios quanto colonos que compraram terras de boa fé são vítimas do governo federal que nunca resolveu a questão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.