VOLTAR

Questão indígena deve ser assunto de Estado, defende Lula em reunião com ministros

CNN Brasil - cnnbrasil.com.br
Autor: Taísa Medeiros
09 de Jan de 2024

Presidente diz que povos Yanomami não podem ser vítimas de massacre, garimpeiros ilegais e invasores de terras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (9) que o governo fará "um esforço maior" para utilizar a estrutura da máquina pública para tratar a questão dos povos Yanomami.

De acordo com o mandatário, dentre os objetivos de seu governo está "tratar a questão de Roraima, a questão indígena e a questão dos Yanomami, como questão de Estado".

"Não é possível que a gente possa perder uma guerra para garimpo ilegal. Que a gente possa perder uma guerra para madeireira ilegal, que a gente possa perder uma guerra para pessoas que estão fazendo coisas contra o que a lei determina", disse o petista.

A fala aconteceu logo no início da reunião ministerial convocada pelo presidente para esta terça-feira (9).

Participam:
Geraldo Alckmin (vice-presidência da República);
Rui Costa (Casa Civil);
Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública);
José Múcio (Defesa);
Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social);
Nísia Trindade (Saúde); Esther Dweck (Gestão);
Marina Silva (Meio Ambiente);
Silvio Almeida (Direitos Humanos);
Márcio Macedo (Secretaria-Geral);
Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais);
Paulo Pimenta, (Comunicação);
Jorge Messias (AGU),
Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

Outras autoridades também compareceram, como o Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Miriam Belchior, Secretária-Executiva da Casa Civil; Andrei Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal; Joenia Wapichana, presidenta da Funai e Humberto Freire de Barros, diretor da Amazônia e Meio Ambiente da PF.

Lula destacou que o intuito da reunião é fazer um balanço das iniciativas que foram adotadas ao longo do primeiro ano de mandato.

"Essa reunião aqui é para definir de uma vez por todas o que o nosso governo vai fazer para evitar que os indígenas brasileiros continuem sendo vítimas de massacre, de vandalismo, da garimpagem e das pessoas que querem invadir as áreas que estão preservadas e que tem dono, que são os indígenas."

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/questao-indigena-deve-ser-assunto…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.