VOLTAR

Questão da mulher indígena abre debates do Fórum Social dos Jogos Indígenas

Secretaria da Comunicação Social (TO) - http://www.secom.to.gov.br/
Autor: Emerson Silva
07 de Nov de 2011

Uma benção dada por Creuza Humutina, primeira cacique mulher da aldeia Humutina, no município de Barra do Bugre, no Mato Grosso, foi o que deu início aos trabalhos do Fórum Social dos 11o Jogos Indígenas. O início do evento aconteceu na manhã de domingo, 6, na Ilha Real, em Porto Nacional. Participaram da mesa do Fórum, diversas autoridades, entre elas a ministra da Secretaria de Igualdade Social da Presidência da República (Seppir), Luiza Bairros e o secretário Estadual de Esporte do Tocantins, Olyntho Neto.

O centro das discussões foram questões relacionadas a territórios e aos direitos da mulher indígena. "Queremos que as mulheres dos povos indígenas alcancem o mesmo patamar de liderança e influência que as mulheres negras têm hoje dentro de suas comunidades", disse Mirian Terena, presidente da União das Mulheres Indígenas. A presidente acrescentou ainda que já existe um pacto entre mulheres indígenas e negras para que este desejo se torne realidade.

A mesa foi coordenada por Samira Xavante, presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) e composta por Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Igualdade Social da Presidência da República (Seppir); Rejane Penna Rodrigues, coordenadora geral dos Jogos Indígenas pelo Ministério do Esporte; Mirian Terena, presidente da União das Mulheres Indígenas; Olyntho Neto, secretário Estadual de Esporte do Tocantins e Jefferson Lopes, secretário de Cultura e Turismo de Porto Nacional.

"Os Jogos são para a Seppir uma oportunidade de grande aprendizado para que possamos definir qual será nosso papel dentro da agenda indígena", declarou a ministra Luiza Bairros durante sua participação, em que avaliou que tanto os índios quanto os negros sofrem preconceito, principalmente quando estão no meio urbano.

A programação teve sequência nesta segunda-feira com debates sobre identidade, cultura e educação indígena; economia verdes e apresentações culturais.

O Fórum Social dos 11o Jogos dos Povos Indígenas se encerra nesta terça-feira, 8, às 12h20, com a palavra dos Caciques do Tocantins e apresentações interculturais.

http://www.secom.to.gov.br/noticia/2011/11/7/questao-da-mulher-indigena…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.