VOLTAR

Quero contribuir para solucionar problemática indígena, diz senador

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
19 de Ago de 2003

Apesar de não querer estimular polêmica, o senador Sibá Machado não deixou a questão indígena de lado. Na tarde de ontem, ele se reuniu com representantes das duas correntes do movimento indígena de Roraima. Conversou com as entidades afinadas com o CIR (Conselho Indígena de Roraima) e com a Sodiur, Arikon e a TWM para tratar da demarcação da Raposa/Serra do Sol.

Além de conversar com os representantes indígenas, Sibá também manteve encontro com o governador Flamarion Portela com quem tratou do mesmo assunto. Ele se colocou à disposição para colaborar numa solução para a questão, de forma que índios e não índios sejam beneficiados.

O senador acreano propôs uma agenda positiva para o Estado em relação à problemática indígena, como acontece no Acre. Lá, índios participam de projetos do governo que valorizam a sua cultura e buscam dinamizar a economia do Estado. "Então, resolvendo os problemas daqui estaremos resolvendo os problemas do Brasil", disse o parlamentar.

POLÊMICA - Sobre a polêmica antecipada que se gerou em torno da sua visita a Roraima, Sibá Machado não quis apimentar a discussão, mas disse que assuntos que se referem à política indígena é de interesse nacional e onde tiver problemas dessa ordem ele estará participando das discussões. "Sempre tive a causa indígena como a minha bandeira de luta", afirmou.

Ele disse que o problema indígena em Roraima se dá de forma acentuada porque o Estado vive uma crise institucional por não possuir o domínio sobre suas terras, o que dificulta a gestão do território estadual. "A grande questão da problemática indígena não é de delimitação de área, mas de investimentos e desenvolvimento sustentado e tecnologia", afirmou.

Para o senador, é preciso sair da dicotomia de que qualquer área de preservação constitui em atraso. "O que se faz necessário é discutir quais as possibilidades de produção do Estado. Só projeto de produção de grãos não vai resolver a situação econômica do Estado, assim como apenas o manejo florestal também não é", observou.

Sobre os pontos de vista antagônicos ao seu, externados pelos representantes roraimenses no Senado, Sibá Machado disse que "a questão indígena em Roraima também é prejudicada por uma questão de visão".

Segundo ele, tem "muita gente" que fala da Amazônia apenas do ponto de vista do lugar onde vive. "Eu, sem querer ser melhor que ninguém, tenho andado por toda essa região e conheço muito bem a realidade da Amazônia. A questão indígena tem sido a minha bandeira de luta desde sempre", disse.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.