VOLTAR

Quem são os gurus do Brasil no futuro?

Revista Trip - http://revistatrip.uol.com.br/trip
Autor: ABRAMOVAY, Ricardo; JUNQUEIRA, Rodrigo
11 de Mai de 2016

Quem são os gurus do Brasil no futuro?

Renan Dissenha Fagundes 11.05.2016 Trip #253

Ricardo Abramovay indica Rodrigo Junqueira
Rodrigo Junqueira, 43 anos, trabalha para promover o diálogo entre grupos antagônicos: índios e fazendeiros à beira do rio Xingu, no Mato Grosso. Ele coordena a campanha Y'Ikatu Xingu, do Instituto Socioambiental (ISA), que pretende recuperar a cobertura da mata da região das nascentes do rio. A complexidade da tarefa é tamanha que a solução não poderia ser menos interessante: Rodrigo e o grupo do ISA criaram, ao lado de outras organizações, uma técnica que usa sementes - e não mudas - de espécies nativas no reflorestamento, o que eleva a taxa de sucesso do trabalho. Através da Rede de Sementes do Xingu, índios e outros moradores da região passam a atuar como coletores, trocando e comercializando sementes. Em dez anos, a campanha recuperou 3 mil hectares - o equivalente a 3 mil campos de futebol. O engenheiro agrônomo formado pela USP é a cara do ativismo jovem da região, que busca soluções concretas e criativas e não abraça polarizações estéreis. "Isso não supõe apenas engajamento e compromisso, mas outras duas características: o desejo de aprender novas abordagens dos problemas para os quais a gente acha que conhece as soluções, e a capacidade de dialogar, de ouvir, de se colocar no lugar do outro", conta Abramovay.

Ricardo Abramovay, 62 anos, é professor de economia na USP e autor de livros sobre economia, ética, sociedade e natureza

http://revistatrip.uol.com.br/trip/dicas-de-economia-ciencia-politica-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.